terça-feira, julho 05, 2011

(Sem)strução

Instrução. Foi este sempre o motor da civilização. O conhecimento e sua aplicação práctica no quotidiano. Portugal viveu neste último século, iludido nos prefixos deste dínamo evolutivo. Primeiro parado na (Ob)strução, ditada pela conscienciosa ditadura Salazarista, depois e COM a revolução dos cravos, obstinado na dissimulada (Con)strução que seria o pilar da nossa economia pós 80. Vivemos hoje as consequências desses tempos, em que o importante era ter e (CON)ter o que fazer. Gastamos milhares, e milhares de contos, e outros tantos milhares, e milhares de euros COM auto-estradas, COM estádios, COM pontes e super-pontes, COM barragens, enfim COM tudo que se CONtivesse no ideal CONstrutivo do País. Tudo porque décadas de uma ditadura autista nos deixou completamente SEM rumo, SEM futuro, SEM literacia, SEM desenvolvimento.
Há um ditado que diz: "Dá Deus Nosso-Senhor, nozes a quem não tem dentes ... e dentes a quem não tem nozes!" E a nós(es) não nos faltaram as nozes ...vindas directamente dos fundos europeus, vieram nozes para todos os feitios.
Vieram nozes que foram tragadas, dilaceradas, por falta de dentes para as abrir e retirar o fruto que interessava.
Vieram nozes que foram enterradas e que no seu desuso acabaram apodrecidas, por falta de quem as soubesse plantar.
Vieram outras tantas nozes que foram arremessadas, lançadas fora, com a pressa e a promessa de um novo e maior carregamento para breve.
E vieram tantas as nozes que todos pensamos que assim seria para sempre.
Finalmente chegaram os dentes, fruto do dúbio augúrio do ensino público. Dentes primeiramente de leite, e agora, hoje neste milénio, já com a determinação dos definitivos. Dentes que rilham e raspam-se constantemente uns nos outros ... imagine-se … por falta de nozes.
E é isto, simplesmente isto que define a História: O Saber viver COM … quando há e se tem … E o Saber viver SEM … Quando não há , nem se tem …
Vivemos anos num País de CONstrução e sem instrução para desaguarmos num País COM Instrução e … (SEM)strução… Enfim … Eis o fado se um País sem direcção.