quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Super-Terça, O regresso do último herói americano…diz que...

Diz-se que Jonh McCain será o próximo candidato á presidência republicano. Diz-se … Não se sabe. Também se dizia que Obama era preto e que Hillary não chorava. Acontece que o primeiro parece que ainda é parente de Dick Cheney, uma espécie de branco mais branco não há! das terras do Tio Sam, e a segunda, bem a segunda começa a dar á histeria um novo uso e significado. Daí que o diz-se que … hoje em dia valha tanto como o passe do Nuno Gomes. No entanto e tal qual o Nuninho de vez em quando, muito de vez em quando o diz que … acerta qualquer coisita … e dizia-se que...esta terça-feira seria uma Super-Terça … e foi! E foi duplamente. Foi primeiro na sua amplitude com perto de uma vintena de estados a escolher o seu herói, perdão, candidato. Foi depois com o regresso já tardio mas tão esperado do seu Capitão América, agora promovido a Senador - Jonh McCain.
E que incríveis semelhanças possui este “novo” herói com o comum americano: O Senador América foi preso e a seguir torturado durante cinco anos no Vietname enquanto que o povo americano foi preso e sistematicamente aterrorizado pela administração Bush durante os últimos 8 anos. O Senador América viu-se dobrado e a seguir derrotado por um partido cego obstinado e completamente alienado a um discurso autista assinado pelo Senhor Bush nas primárias á presidência de 2000. Escusado será dizer que toda a América e logo a seguir também.
Para uns EUA desgastados, economicamente bloqueados e mundialmente pouco acreditados este Senador América, imagem do seu declínio pseudo-imperial, cai que nem gingas … È a imagem da continuidade … Da preserverança e diz-se … da vitória (e) da razão. Do outro lado a mudança … dizem … Obama e o novo sonho Americano Vs Hillary e o velho sonho “Clintoniano” … Os Kennedy negros por um lado e a Super-Avozinha por outro… Todos juntos no mesmo sonho e na mesma heróica tarefa de devolver a América a sua eterna heroína … A sempre almejada hegemonia mundial.