quarta-feira, maio 21, 2008

Cristiano "Muhammad Ali" Ronaldo

Dizem que o genoma humano entre as varias etnias diverge de apenas e num máximo de 1% sendo que diverge do macaco em 3%. Não assusta (Ou acorda o fantasma do racismo) dizer que o Tugismo ( Teoria que classifica os nascidos em Portugal como diminuídos incapazes de evoluir em sociedades ética/moral e económicamente saudáveis) estará para o Racismo assim como Cristiniano Ronaldo estará para Cassius Clay. O negro que chocou (e "KnockOuteou" ) inúmeras vezes a sociedade americana e o seu sonho maldito com o seu discurso arrogante e magnânimo capaz de fazer corar Mourinho, foi o exemplo e a prova viva que demosntrou a debilidade de conceitos baseados apenas na cor da pele. O Teenager que desembracou em terras de Sua Majestade sem saber sequer metade do inglês de Zézé Camarinhas provou que qualquer Tuga que se preze tem tantas hipoteses de sucesso como outro Humano qualquer. Zé Mourinho o Martin Luther King dos Tugas teve o sonho. Mais ... Viveu o sonho ... Depois de décadas calado no silêncio da aprendizagem... Agora é a vez de Ronaldo. Das suas fintas, dos seus golos mas sobretudo dos seus discursos. Eu sou o Maior ... e È ... È-o sem a menor dúvida para regozijo de todos nós Tugas que aqui apertados na claustrofobia da crise cada vez mais nos precipitamos em sair.
Continua Ronaldo com as tuas fintas e com os teus golos para que toda a vez que passe na TV aquele calcanhar mágico que deu golo, todo o Tuga por esse mundo fora olhe para si mesmo e repita tambem para consigo: "EU SOU CAPAZ".
Força Cristiano "Muhammad Ali" Ronaldo, continua a tua série imparável de KO's até nos convenceres que tambem nós poderemos vir a ser os maiores.
Traz-nos a taça, traz-nos o cinto , traz-nos aquele passado em que não receavamos o futuro por muito negro que este se nos afigura-se.
Traz-nos o Sonho... de volta.