quarta-feira, julho 06, 2011

Estamos Lixados

As agências internacionais de rating entenderam ( e por este entender, interprete-se que finalmente perceberam mesmo o nosso panorama financeiro) classificar o nosso País como lixo.
Anos de Engenharia financeira, a insuflar zeros e mais-valias em verbas imaginárias tinham que redundar nisto.
Andamos rodeados de números, de zeros, derrapados de serviços descabidos e de obras inúteis. Zeros fantasma que apareceram do nada. Muitas vezes do nada literal.
Engrossam as nossas contas públicas, e pairam despreocupados nos orçamentos de estado á espera de um pretexto ou subterfúgio que os amarre a uma pretensa realidade.
São estes zeros, que se percebem agora á esquerda, que amontoados num todo se revelam hoje, qual iceberg, no lixo financeiro que acumulamos.
Convenhamos, vivemos num País que realmente não produz nada, ou melhor, produz … Mas produz pouco para tanto zero per capita.
A questão que se coloca no momento é como rentabilizar estes tantos zeros que nos assolam o dia-a-dia.
Diz a Matemática, que não costuma errar salvo a nossa, que aplicando ou adicionando uma unidade á esquerda de cada zero, este se torna potenciador desta, elevando-a a uma outra natureza.
O problema maior neste País, reside que por unidade, que se deveria entender por integridade, sacrifício comum, etc… enfim como um TODO , entende-se por cada um. Ou seja cada qual por cada qual, o que compromete a solidez do conceito de integral, que promove a multiplicação (acumulativa) dos zeros, em vez de se esvaírem e sumirem nos bolsos de algumas unidades típicas do empreendedorismo nacional.
Antes de resolver o problema matemático que este era nos oferece é necessário pois resolver a questão semântica do conceito matemático que está por trás dela.
Trata-se de uma questão, neste caso, de lixar (enão limar) as arestas.
Enquanto a mentalidade (e não a Matemática) não perceber a unidade como um integral capaz de se exponenciar por todos e quaisquer zeros que se deparem … Continuaremos sempre a ser um País de Zeros á Esquerda.

2 Comments:

Blogger Pseudo said...

Oie!! Estás vivo! Aleluia :)

12:20 AM  
Blogger Nórdico said...

Ehhehehehhehe ... Obrigado

8:49 PM  

Postar um comentário

<< Home