quinta-feira, fevereiro 22, 2007

O(s) cavalo(s) do Sócrates

O silogismo funciona para a politica como o cavalo para o xadrês. Não é linear, e por isso mesmo pelas suas caracteristicas voláteis funciona como um trunfo imprescendível nos dias de hoje. A política interna de sócrates tem funcionado á base disso. De cavalos. De cavalos de batalha, mas tambem de cavalos de troia.E sempre de cavalos silogisticos. O último desses cavalos foi o resultado do referendo á lei do aborto. A pergunta era já de si mesma um verdadeiro batalhão de cavalaria. A um passo em frente da pergunta a que correspondia a primeira parte que aludia á concordância ou não da penalização da IVG, seguiam-se dois passos ao lado com a consequente liberalização da sua práctica em clinicas devidamente autorizadas. Um outro cavalo de troia este das clinicas autorizadas que levarão inexoravelmente a mais outros passos ao lado.
Toda a estratégia subsequente ao plano tecnológico naufragou numa cavalgada "troiana" onde os zig-zag´s se interceptaram e onde os tropeços ainda hoje se fazem sentir.
Atente-se que nada tenho contra os cavalos silogisticos. Sou de opinião de que nada avança sem as suas contra-partidas. Mas há duas maneiras de os fazer jogar. Com um passo á frente e dois para o lado como é o exemplo do governo actual, ou com dois passos á frente e um para o lado como deveria ser para um suposto bem geral.
Como jogador que sem receio me defino gosto de apostar nos meus cavalos. E ainda não vi um cavalo de Socrates que merecesse a minha confiança para nele apostar.
Que tragam os puro-sangue.

2 Comments:

Blogger Soul, Heart, Mind said...

sempre gostei dos teus silogismos ;)
mas "o cavalo do Sócrates"... eu sempre achei os cavalos uns animais tão nobres e belos...

8:59 PM  
Blogger Nórdico said...

heheheheh ... peço desculpas ... de facto excedi-me...

9:44 PM  

Postar um comentário

<< Home