quarta-feira, dezembro 22, 2004

Entrevista com...

...Mohammed Saeed al-Sahaf, antigo ministro da informação Iraquiana.
- Em primeiro lugar gostava de lhe perguntar como vê a actual situação no Iraque ?
- Bem, no fundo a situação está controlada. Acredito que dentro de meses Saddam poderá sentar-se novamente no seu palácio em Baghdad.
- O que o leva a pensar isso ?
- Tudo aponta nesse sentido.
- Como assim ? Saddam está preso de momento.
- Sim claro , mas há evidentes sinais de que a sua prisão foi muito mal sucedida, veja que já se passaram vários meses desde que Saddam foi capturado e ainda não conseguiram rapar-lhe o bigode , isso é um sinal claro da sua resistência para o resto do mundo. Através dele (bigode) são enviados milhares de sinais que todo o Iraquiano que se preze sabe compreender , além disso o facto de estar preso só nos ajuda , afinal de contas quando é que a vigilância passa a ser mais descuidada ? A partir do momento em que achamos que já está segura a situação, deixamos de ter o controle sobre o prisioneiro e como sabemos as prisões americanas são célebres em todo o tipo de comércio e saddam apesar de tudo ainda é um tipo bem-parecido , o que lhe poderá ser útil no futuro.
-Está-me a querer dizer que a prisão de Saddam é-lhe no fundo favorável ?
- Mas é claro que sim , ou pensa que os americanos por acaso o capturariam se nós não achassemos assim ? Fomos nós quem convencemos saddam a deixar-se capturar , e confesso que foi especialmente difícil empurrá-lo por aquele buraco abaixo e mais difícil ainda levar os americanos até ele . Tivemos que atirar um cachorro-quente lá para dentro para que um cão de uma patrulha fosse lá ter.
- Poderia desenvolver um pouco mais sobre essa ideia de que a situação é favorável ?
- As pessoas não conhecem Saddam , quem o vê sair de manhã do palácio para o campo de fuzilamentos , daí para as câmaras de gás , passando depois para tomar um relaxante café em alegre tertúlia na sala de torturas antes ainda de se dirigir de novo para o palácio onde passa o resto do dia a esconder e a planejar enconder as armas químicas , não imagina a simpatia , o afecto e o humanismo que há naquele homem, Saddam é um amor de pessoa , e quando os americanos se aperceberem nas suas celas dos seus dotes culinários , da sua queda para o karaoke , e do seu sex-appeal , com o qual já me honrou algumas vezes , estamos convictos que poderemos convencer qualquer tribunal americano que tudo o que se passou na vida de saddam mais não é que uma consequência de uma infancia infeliz , marcada profundamente por um pai ausente que estamos em vias de provar ter ascendentes americanos e como tal ligações sanguíneas muito fortes com os EUA, pelo que este País é no fundo o responsável directo por todos os anos de loucura do atrevo-me a dizer "ingénuo" saddam que caiu nas malhas de uma teia bem cerzida.
- Mudando de assunto, agora com saddam preso , as suas funções cessaram e um novo projecto começou , não é assim ?
- Sim , depois do sucesso com a operação Saddam , fui contactado por Bin Laden para ser seu conselheiro-mor.
- E o que faz um conselheiro-mor ?
- É uma espécie de acessor de imagem , se bem que no caso de Bin Laden tambem interfiro em algumas questões técnicas sobre rebentamentos ou tráfico de armas, bem como de todo o processo de esconder o material explosivo e outras armas químicas que de momento não interessam revelar, devido as minhas anteriores experiências no ministério Iraquiano. No entanto tenho como principal função mostrar o outro lado de Osama "o benfeitor" Bin Laden , assim como ele é chamado pelas crianças afegâs.
- Existe um outro Osama portanto , assim como existe um outro Saddam ?
- Exactamente , estou a ver que voçê tambem já descortinou alguns traços em Osama que revelam a sua preocupação por um futuro melhor , e pela propagação da paz.
- Infelizmente não , mas que traços são esses ?
- Olhe por exemplo poucas são as pessoas que sabem que Osama usa um traje típicamente afegão , cozido á mão pela orfandade afegã , que são pagos com uma linha de crédito de ajuda ao adquirimento de uma kalashnikov. A operação chama-se " A minha primeira kalash ! " e não é raro ver saddam metralhar as crianças com rebuçados e caramelos espalhando assim a sua incontrolável ternura por entre os mais necessitados. Isto apesar de uma oferta da Nike que o patrocinaria durante toda a sua vida caso este aparecesse num anúncio com os Indiana Pacers. Mas não é só aqui que se vê o bom coração deste mecenas , tambem uma outra grande multinacional pretendia abrir caminho ao imperalismo abrindo algumas fábricas explorando assim a mão de obra afegã. Osama generosamente acolheu no seu acampamento todos estes jovens que iriam ser enganados , e presenteou-os com jogos e diversões , nada de pc´s e consolas e realidades virtuais que só destroem a criatividade , mas sim situações 100 % veridicas que os preparam para o mundo actual , além disso têm direito a uma refeição diária e em casos de baleamento grave , a assistência médica pessoal do próprio Osama. Mais ainda , para as criânças que tantas e tantas vezes são vítimas da falta de atenção dos pais , Saddam proporciona-lhes uma educação gratuíta que vai desde o ensino do uso dos metais ate á preparação de matérias primas para armas , e de toda a história bélica ocidente-oriente e para que não fiquem limitados a uma só versão Osama fornece-lhes mais uma vez gratuítamente todo o relato das sangrentas cruzadas católicas de maneira a não surgir um ódio não justificado pelo ocidente. Não é da sua índole promover o ódio mas sim mostrar as diferenças entre os sanguinários ricos e exploradores do Ocidente e as pobres vitimas resistentes do Oriente.
- Como pretende mostrar esse novo Osama ?
- Estavamos a pensar na edição de um suplemento numa famosa revista do coração , onde Osama seria fotografado no seu acampamento e onde poderia ser possível observar a sua sensibilidade manifesta em inúmeras obras de arte que decoram a sua modesta tenda , Osama tem uma profunda preocupação artística e é um defensor das artes marciais que têm vindo a perder o seu lugar. Ao contrário do que se julga , Osama não é um qualquer especulador da bolsa e até nos tempos em que estudou em Londres visitou por uma vez o museu dessa cidade. Apesar de tambem ter sido um trabalho encomendado sobre a vigilãncia do museu , mostra aqui o seu interesse artistíco ao querer promover a sua causa lado a lado com a arte , promovendo assim igualmente as duas. Depois vamos mostrar como foi investido o dinheiro ganho no 11 de Setembro em maquinaria , instalações , e meios de transporte para a fabricaçaõ de armas que dão milhares de postos de trabalho diáriamente a uma população que sem eles estaria esfomeada , bem como a já mencionada educação das criânças que as prepara para o futuro ao mesmo tempo que as tira das ruas e lhes dá um objectivo. Por último vamos mostrar a excelência de Osama nos cuidados com idosos quando lhes propícia uma solução indolor ao seu inevitável fim, submetendo-os compassivamente nos programas de investigação de gases letais conseguindo assim que deêm o último passo na promoção da causa tornando-os aos olhos de todos como mártires e modelos de virtude, o que mais uma vez demonstra o cuidado que tem com os valores tradicionais da familia ao dar relevo ao orgulho pessoal e mostrar que apesar de estarem na chamada terceira idade não deixam de ser úteis na sua visão social do mundo actual e futuro.
- E assim termina esta entrevista porque o tempo de visitas neste manicómio é de apenas trinta minutos , e o nosso convidado tem que voltar a sala de tratamentos. Na próxima edição e seguindo a mesma linha de programação , o convidado será José Sócrates se bem que este ainda se encontra em liberdade.