quarta-feira, novembro 30, 2005

Hara-kiri ao ideal

É o fim ... Não sei se tambem deste blog , mas certamente o fim de um tempo idealista, onde o motivo não tem razão mas onde o prazer ocupa o espaço. O recente boom blogoesférico apossou-se da livre vontade para a domar com a pseudo-audiência aferidora de qualidade. Pois é, a noção consequente da supra utilização dos blogues, a pérfida noção de que somos lidos aniquilou sem dó nem piedade a isenta liberdade da inocente folha de papel em branco na qual nos dispomos a perder algum tempo. A noção do hobbie, como prazer pessoal, indissociavel do momento intímo , nosso , ruiu face ao receio da critica alheia. Escrevo por mim, na primeira pessoa , e escrevo para fora ( reconhecendo a contradição ) , para os pseudos-leitores, imaginário megalómano que como um virus inunda a blogoesfera e a que ninguem se encontra imune.
Escrevo depois de tambem eu rondar ( normalmente fico-me pelos meus 10 favoritos ) uns tantos quantos sortidos blogues e de constatar não haver um blog que não ostente uma orientação, um rumo, uma consciência ou outro qualquer critério e que não se sujeite por isso mesmo á prepotente ideia de qualidade. E não me venham com essa de estar a ser pretensioso , que em nenhuma folha de papel guardada por qualquer um de nós nas velhas gavetas das escrivaninhas , encontrarão tamanhos lamentos e preocupações sociais, ou pedidos de desculpa ou até mesmo manifestos de vontade pessoal. A blogoesfera encontra-se sufocada por maneirismos, estilismos, pro-formas etc , tudo o que justifique um tempo que cada vez mais é curto e essencial para escrevermos num blog. Pois bem, eu não penso assim , se tenho tempo livre que posso dispor, disponho-o no que gosto sem precisar de me justificar ( salvo a contradicção deste post ) , de me justificar com qualidade ou com qualquer outro tipo de formalidade qualquer que enriqueça o tempo ocupado. A liberdade de uma folha em branco ainda é o que me ocupa ... não quem a lê ou que poderá um dia vir a lê-la ou julga-la.
Bem sei que poderei ser o unico a pensar assim e bem sei que tambem poderão perguntar " Bom se é assim que pensas porque raio continuas ? e porque raio escreveste isto ? " . A minha unica resposta é que nem que seja que para um dia mais tarde volte a ler esta merda e concordar com alguem que pensa como eu.
Pode parecer pretensão ... mas não é. Pretensão é pensar em qualidade.
HARA-KIRI.

3 Comments:

Blogger Nórdico said...

enfim , um desabafo !

4:23 PM  
Blogger pisconight said...

Doeu-te o hara-kiri?

Ao menos foi uma decisão de um verdadeiro guerreiro, pois só os melhores é podem cometer tal acto...

;)

5:49 PM  
Blogger J.P. said...

Não entres nessa!
E já agora, o discurso está com uma linguagem, vou-te contar, nem o Jorge sampaio faria melhor.
Não desistas, tu fostes um dos pioneiros da blogosfera e pelo menos para mim, era sempre um prazer vir aqui ler os teus devaneios.
Um abraço e até logo !

1:06 AM  

Postar um comentário

<< Home