terça-feira, janeiro 31, 2006

Da Hipocrisia (1)

Image hosting by Photobucket

Hoje, confortavelmente sentada na área de restauração do shopping aqui da Sibéria, enquanto fumava um cigarrinho (hábito recente e de que não me orgulho), lia a revista NEWSWEEK.
Enquanto a lia sorria pela hipocrisia que ali encontrei. Na verdade, acho que a única coisa de nova que me foi ensinada nos meus tempos de estudante universitária foi a fazer uma leitura crítica de tudo o que lia; daí que em tudo o que leio procure ver o que está para além do óbvio, a ler nas entrelinhas, a perguntar-me porque foi empregue um termo ao invés de outro.
Confesso que o artigo a que me vou referir não suscitou grandes reflexões. É tudo tão óbvio que nem precisamos pensar muito. Não houve sequer a preocupação de dissimular os pensamentos e opiniões inerentes ao assunto em questão: a vitória eleitoral do grupo HAMAS.

Antes de fazer referência ao artigo é necessário fazer notar àqueles que não me conhecem que eu sou desde criança uma apaixonada pelos Estados Unidos, o que não me impede, no entanto, de pensar por mim mesma e fazer uso do raciocínio... é isso que faz de mim uma pessoa inteligente. Importa também dizer que este artigo não procura defender, analisar ou questionar o grupo HAMAS. Importa unicamente analisar o artigo em questão, evidenciando a hipocrisia do jornalista que o redigiu e da revista que o publicou.

Tantas palavras quando vou dizer tão pouco sobre o assunto...
O artigo é pequeno; ocupa apenas uma página e faz referência aos grupos iraquianos que se insurgem à ocupação americana neste país. Não é despropositadamente que este artigo surge nesta edição. Surge como introdução a uma reportagem sobre o grupo HAMAS, na procura pela resposta à questão “how should Israel and the United States deal with what they call a terrorist group?”. Nada melhor que comparar o HAMAS aos grupos iraquianos, reforçando a associação entre HAMAS e terrorismo. Como se tal não bastasse, o artigo intitula-se “Talking to terrorists”. Ao longo de todo o artigo estes grupos não são nunca nomeados e as referências feitas designam-nos como terroristas ou “insurgents” em oposição a “Americans”. Como tal, os militares americanos são usados como sinédoque de toda uma nação e, deste modo, é-lhes dada legitimidade para as suas acções. Eles agem realmente como “police of the world” e não como terroristas que invadiram um país sem a anuência da ONU. Ao contrário dos Americanos, os grupos iraquianos que se insurgem contra a ocupação americana, falam apenas em nome próprio, numa atitude rebelde, individualista e egoísta, sem o apoio de um país ou dos seus cidadãos.

Ora aqui está como se moldam as mentes.
Quando um meio de comunicação apresenta as coisas deste modo, a preto e branco, está a incutir nos seus leitores a sua visão do mundo e dos factos.
Eu não acredito na objectividade do jornalismo porque os jornalistas são humanos e é impossível serem completamente neutros. No entanto, este artigo parece-me por demasiado hipócrita, quando a maioria dos americanos já se apercebeu que o Iraque foi um erro tão grave quanto o Vietname...


A continuar...

15 Comments:

Blogger Nórdico said...

senão mesmo pior !

7:07 PM  
Blogger Nórdico said...

o erro dos EUA , claro !

7:08 PM  
Blogger pisconight said...

Concordo com o que está escrito. Toda a gente já se apercebeu do erro que foi a invasão do Iraque. A única diferença é que desta vez não apanharam o "coçório" que levaram no Vietname, na Somália,...
;)

12:10 PM  
Blogger Bacalhau said...

Fizes-te uma leitura que está ao alcance daqueles que têm alguma formação...

Mas como sabes esses artigos são assim mesmo... americanizados... e contra isso alguns de nós já estamos vacinados...

Continua

12:14 PM  
Blogger Soul, Heart, Mind said...

Bacalhau,

agradeço o teu comentário. Tenho apenas a acrescentar que as revistas referidas são a NEWSWEEK e tb a TIMES (que traz sempre artigos muito similares), revistas conceituadas e de renome, lidas por milhões (diria mesmo biliões) de pessoas no Mundo inteiro, revistas cujo público-alvo é de uma classe média-alta, a maioria com formação académica superior...

... é isto que assusta...


Pisconight: sim já todos (? terão sido mesmo todos?) se aperceberam do erro. Inclusivé Bush e o seu governo, embora ainda não o tenham admitido; no entanto, já estão de olhos postos no Irão... bate-se com a cabeça mas nunca se aprende...

12:58 PM  
Blogger Cool said...

Desde mais os meus parabéns, é a primeira vez que venho aqui ao bloarghhhtg (é assim, não é?) e fui logo comtemplado com um texto de tamanha qualidade que até me envorgonho de não conseguir escrever tão bem...
Mas sigo a tua linha de pensamento e identifico-me com ela, acho de facto que existe muita manipulação de informação, e toda a gente sabe o poder que os media têm nas mãos, eles são autenticos "opinion makers", pois nem todas as pessoas conseguem ou querem ver a realidade que se encontra oculta no meio de meias noticias.

Desd já os meus parabéns pelo Blog (aos dois) e a ti pelo post.
Fico a aguardar a continuação.

1:05 PM  
Blogger Soul, Heart, Mind said...

Cool,

não tenho cabeça agora para te dar grande resposta e apresento as minhas desculpas por isso. Venho, porém, agradecer-te pois num dia triste fizeste-me sorrir. Muito obrigada por isso.

7:07 PM  
Blogger Pseudo said...

Que saudades que eu tenho do fã de broches, que apesar dos seus gostos peculiares nunca foi nem será tão desastrado (eufemismo) quanto O Arbusto!
(Dahhhhhhh@me por não ter percebido o que se passava com o blog)

10:11 PM  
Blogger XS said...

Preparem-se porque o Irão é o país que se segue.
os Mass media actualmente poderão ser considerados como um tumor na sociedade, por vezes são benignos e servem como sinais de alertas, na maioria das vexes são malignos e nefastos.
O caso Iraque, prova como a comunicação social pode deturpar a realidade, ou seja os EUAqueriam o petróleo do Iraque,através da comunicação social conseguiram criar a imagem de um Iraque Terrorista, que possuia armas nucleares e ameaçava o mundo para assim o evadir. Depois do mundo verificar que afinal estes não tinham armas nucleares fizeram nova campanha passando a Imagem da repressão e tortura que os Iraquianos sofriam, quando afinal os seus soldados infligiam torturas piores aos prisioneiros. Enfim sorte tem as crianças, a elas fazem-as acreditar no Pai Natal,nós acreditamos em histórias piores....

8:22 PM  
Blogger Soul, Heart, Mind said...

XS,

magnífico comentário. É isso mesmo. Os mass media foram o meio utilizado para a difusão da propaganda do governo americano. Não há a menor dúvida disso. Mas devias de ver também a propaganda interna... tive acesso na minha tese a uma brochura distribuída pelo governo americano cujo teor não consigo adjectivar. O título é "Iraq - From Terror to Freedom"... pois sim, pois sim...

2:18 PM  
Blogger Bino said...

ahahahahah boa pergunta. Nem eu sei quando vou colocar a próxima pergunta. Mas sei quando irei a Braga (próxima 2ª feira)

7:02 PM  
Blogger Soul, Heart, Mind said...

oh camarada nórdico,

não se esqueça logo à noite das resoluções para 2006...

8:14 PM  
Blogger Nórdico said...

hum ... parece que vou ter que a adiar para 2007 ... infelizmente.

10:03 PM  
Blogger Soul, Heart, Mind said...

nordico,

deixa lá... eu hj tb apostei pela primeira vez na minha vida... e acertei num número... pode ser que daqui a 6 semanas me saia a mim...

12:53 AM  
Blogger Soul, Heart, Mind said...

Vou ausentar-me por isso vim deixar um conselho para o fds:

leiam a crónica do Ricardo na VISÃO...


como sempre 5*, mas esta crónica... eheheheh...

1:57 AM  

Postar um comentário

<< Home