quinta-feira, janeiro 12, 2006

Irão ... ( Foder-nos a todos ? )

E pronto , finalmente chegou o dia que todos já estranhavam não acontecer. O Irão através do seu Ministro dos Negocios Estrangeiros veio anunciar ao mundo a vontade do seu País de avançar com o tão melindroso projecto de energia nuclear, com vista a melhorar substancialmente a qualidade de vida ( leia-se não depender do custo da energia de outros ) de um povo subjugado a uma doutrina que a reprova continuamente. Ora se isto já não é uma contradicção em si , basta lembrar o que era o Irão nos tempos idos do seu Reinado do petróleo e da revolução que se gerou a seguir e de que agora se vive os seus sucedâneos. Todo o mundo ocidental receia e bem, que os propósitos possam não ser bem estes. Toda a Europa receia , e bem , que esta situação poderá muito bem resultar em mais um imbróglio "Iraquianesco" ou do genero , tão prósperos nesta região do globo e nesta época "Bushniana". Já não bastavam as armas de destruição maciça dispersamente escondidas sob as dunas do deserto para tirar o sono aos conscienciosos americanos, tinha agora que vir este senhor, na maior das calmas, anunciar ao mundo as pretenções do seu País em desenvolver um projecto de energia nuclear. Se após Saddam as preocupações americanas com a segurança do resto do planeta se prendiam quase exclusivamente por interpretações perigososas de teor teologico ( leia-se fundamentalismos ) ao inves de politicas economicas, agora junta-se o útil ao agradável ou neste caso o util ao extremamente desagradável. O Irão por si só um País remetido ao fundamentalismo com um programa de energia nuclear.(que poderá ter as repercussões que todos sabemos quer a nivel economico, como politico, como principalmente receamos militar e estrategico-militar ,etc ).Uma resistência declarada dos Países ocidentais a estes aparentemente inofensivos intentos poderá deflagrar o rastilho para a tão receada bomba accionada por um qualquer fundamentalismo. Se por um lado a administração Bush pode guerrear a paz das palavras dos profetas ( porque as palavras e mesmo estas as dos profetas só dizem aquilo que queremos que digam ) com o aceno do Novo Testamento , ironicamente anuirão na plenitude de uma concordia nunca vista , com a guerra a uma politica no seu entender dita duvidosa.
Quem no meio disto tudo irá certamente perder o sono , somos nós, que ingenuamente continuamos a acreditar que todos procuram a melhor solução.
Resta-nos esperar pelo que Irão ... fazer.

49 Comments:

Blogger Soul, Heart, Mind said...

Talvez tenha interpretado mal as tuas palavras mas pareces-me quase pro-Bush. Afinal, onde estão as armas de destruição maciça? O facto de o Irão avançar com um sistema de energia nuclear apenas vai servir como mais uma desculpa para os americanos inventarem uma guerra e todos sabemos o quão desejosos estão de entrar em guerra com o Irão. Acaso este país não tem direito a desenvolver-se? Acaso o desenvolvimento é um direito exclusivo de uma Europa em decadência?
Os americanos e os seus interesses "pacifistas" de gerar e gerir a paz no Mundo escondem-se numa fachada de "police of the world", fachada essa que foi ainda mais enfatisada e justificada com os tristes eventos de 11 de Setembro. Sugiro-te o visionamento da brilhante sátira "World Police" dos autores de "South Park".
E olha que eu sou uma amante e estudiosa dos EUA...

6:16 PM  
Blogger Soul, Heart, Mind said...

Apenas a acrescentar uma coisa:

- Tenho muito mais medo do Governo Americano e dos seus fundamentalismos... Bush é, para a Europa, uma ameaça muito maior que o Oriente... até porque a ignorância sempre foi uma arma letal quando conjugada com o poder...

6:18 PM  
Blogger Nórdico said...

Gina es demais ! Se ha coisa que não sou é pro-Bush ! o que queria dizer e evidente não o consegui é que mais uma vez arriscamo-nos a ver-nos envolvidos numa querela de interesses sob a capa de diferenças religiosas ... peço desculpa se fui mal interpretado ! Mas de uma coisa podes ter a certeza ... Se há alguem que possa deetestar esse alguem é o Bush ! ( e op Mourinho , mas decidi não falar mais mal dele ... nem do Bush , raios la se foram as resoluções deste ano e ainda estamos em Janeiro )

6:31 PM  
Blogger Soul, Heart, Mind said...

LOOOOL
Pois... resoluções... deixa lá.
Se há quem tenha de pedir desculpas sou eu pela má interpretação do teu texto. Mas no teu comentário dizes uma coisa muito acertada: "arriscamo-nos a ver-nos envolvidos numa querela de interesses sob a capa de diferenças religiosas". Isso mesmo: uma capa. Se bem que apesar de estarem sempre a falar em nome de Deus (qq dia dizem q tb têm uma linha directa para o Paraíso) os governos americanos poucas vezes invocam guerras em nome de Deus; o termo "police of the world" nasceu com Roosevelt e vingou.

A propósito: já viste o filme que citei? A cena de sexo que lá está é imperdível!!! hihihi...

P.S.: Qd vi o teu título assustei-me... escrevi hj dois artigos para o sexKOZ e pensei que te tinhas adiantado à temática.

6:42 PM  
Blogger Nórdico said...

depois de reler o texto e de comprovar que de facto a ironia não é tão evidente quanto o desejada apresso-me a esclarecer algumas coisas :

1 - Não ponho as mãos no fogo pelo regime actualmente em funções no Irão. Lamento mas até agora nenhum ayatolah me inspirou qualquer tipo de confiança.

2 - Nunca foi minha intenção defender qualquer posição da administração Bush á qual me oponho como sempre.

3 - Este blog não foi criado para qualquer tipo de assunto sério. Tudo o que posto aqui não tem o intuito de ser objecto de discussão.
Bocas sim ! Piadas sim ! Discussão , não !

4 - Ouçam a música que é a unica coisa que vale a pena neste blog.

6:49 PM  
Blogger Nórdico said...

Gina, ainda não vi , mas se aconselhas irei ver com toda a certeza ... qunto ao que dizes tens toda a razão ... Utilizam-se todos os argumentos possiveis em nome da defesa dos interesses ... mas ha-de ser sempre uma questão que nos ultrapassa aqui neste belo País ainda que mergulhado em crise , que chamamos de Portugal.

6:53 PM  
Blogger Nórdico said...

a proposito passei no sexkoz e ainda não está lá nada ! hum ... andas-me a enganar ?

7:04 PM  
Blogger Soul, Heart, Mind said...

discussão não? ora ora...
sou sempre tão boa a discutir (é o que dizem)! lol

Não te enganei. Eu disse que escrevi, não disse que publiquei. ;p
Estou à espera de ser convidada para a minha própria casa. LOL. é que apaguei-me do blog e deixei o Nikita só e abandonado.

P.S.: De música agora estou numa de KIzomba que é uma música que apela a uns esfreganços ;p

7:23 PM  
Blogger Nórdico said...

tens que me emprestar o cd ... e ja agora o filme .

7:29 PM  
Blogger Soul, Heart, Mind said...

não tenho nenhum cd... o leitor do pc avariou e ainda n pus dinheiro de lado para essa despesa. O Socrates nos últimos meses só me ofereceu roupa (nem sei p q... vê-se mm q nc me viu), o resto do dinheiro foi para outras despesas.

qt ao filme... tb n tenho. foi-me emprestado qd estava a fazer a minha tese (não... por acaso a tese não era sobre sexo e mt menos marionetas e sexo... mas tb só pq n calhou)

9:04 PM  
Blogger Nórdico said...

bom , então tens que vir mesmo ensinar-me a dança pessoalmente...

9:17 PM  
Blogger Soul, Heart, Mind said...

a vida é uma dança e contradança :)

9:53 PM  
Blogger Pseudo said...

Posso interromper? :)

10:23 PM  
Blogger Soul, Heart, Mind said...

lol

oh, pseudo! por quem sois!

:)


Nota de rodapé: caso a(s) senhora(s) do nórdico sejam tão ciumentas qt a Gina é com o seu macho, comunico desde já que a Gina é e será sempre 100% fiel ao seu macho cobridor.

10:29 PM  
Blogger Pseudo said...

Já era para ter interrompido ontem, mas pronto...achei por bem não o fazer.

Quanto ao post, a coisa resolvia-se assim: o Bush mandava uns misseizitos lá para aquelas terras; a Europa e metade dos Americanos insurgir-se-iam contra tal acto diabólico; com sorte os Chineses entravam ao barulho, invadiam aquele cantito perigoso e deixavam-nos a nós, portugueses, em paz!
Tenho dito.

10:34 PM  
Blogger Nórdico said...

Concordo em absoluto Pseudo ... Gina se dançares tão bem quanto a vida ... devias dar aulas.

10:51 PM  
Blogger Soul, Heart, Mind said...

Ninguém dança tão bem como a vida...

é com prazer que anuncio a reentré do SexKOZ :)

11:17 PM  
Blogger Pseudo said...

Gina, com excepção dos comments, não sei como te ler :)

11:36 PM  
Blogger Soul, Heart, Mind said...

o blogger parece ainda n ter actualizado... tem calma. até porque este texto que publiquei não me agrada sobremaneira...

hj, ao contrário dos outros dias, fujo da cama. pq será? :/

11:50 PM  
Blogger Nórdico said...

bom , se precisasses de companhia ainda poderia ser uma ajuda ... assim resta-me desejar que passes a noite a escrever os textos com a qualidade a que nos habituaste... Pseudo para mais informações http://sexkoz.blogspot.com
Eu é que vou para a cama que estou todo partido , quem vos disser que o futebol dá saúde anda-vos a enganar.

12:53 AM  
Blogger Pseudo said...

Nórdico, chama-se "African Reggae", da musa do punk alemão dos anos 70: Nina Hagen...uma ganda maluka na altura dela; suponho que ainda o seja, mas com mais discrição :)

10:15 PM  
Blogger Soul, Heart, Mind said...

fui ao google ver quem era a joaninha do avô cantigas... desculpem lá... vocês andam pouco exigentes...

5:19 PM  
Blogger Nórdico said...

À falta de melhor ...

6:36 PM  
Blogger Soul, Heart, Mind said...

loool...

desculpa, eu sou mais adepta da qualidade do q da quantidade... exigência sempre!

6:53 PM  
Blogger Nórdico said...

A qualidade esta sujeita a demasiada subjectividade o que obsta á prontidão ... já a quantidade ... é sempre a marcar.

7:02 PM  
Blogger Soul, Heart, Mind said...

´não concordo contigo.
é a minha subjectividade a trabalhar... :)

então, o kalashnikov de ontem à noite estava bem feito?
q saudades q tenho de um... belas memórias me trazem... figueira da foz 2004 ;p

e q saudades dessa praia e dessa serra... mais memórias (impronunciáveis) ;)

10:36 PM  
Blogger Nórdico said...

para ser sincero nunca bebi nenhum kalashnikov ... nem sei os ingredientes ... um dia das-me a receita.

Não estava a dar a minha opinião porque concordo contigo no que respeita á qualidade , estava só a dar outro ponto de vista ... o da quantidade.

10:55 PM  
Blogger Soul, Heart, Mind said...

Bem... quantidade só se te referires ao n.º de acções realizadas com o produto de qualidade. eheheh ;p

Qt ao kalashnikov... da maneira como fiquei nessas noites nem eu me lembro do que aquilo leva! Mas garanto-te que é muiiiiiito bom! Hei-de perguntar ao man que foi barman :)

11:07 PM  
Blogger Nórdico said...

Acredito que sim ... bom de qualquer das formas tens tempo ... um dia que venhas cá a Braga engarrafas umas doses ou trazes a receita e fazemos um brinde ... Kalashnikov .

11:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eis uma temática nada fácil, porquenato nada é linear. Terá o Ocidente o exclusivo do poder nuclear? Esta energia - que eu repudio - não puderá ter apenas fins pacíficos? Esta não será apenas uma forma que o Ocidente encontrou de fazer a almejada guerra contra o Irão? Até onde pode ir a soberania de um povo?
São estas e muitas mais perguntas que precisam de ser respondidas.
O caso do irque parece-me que responde um pouco às tuas e às minhas questãoes. Hoje é evidente que antes os Iraquianos tinham mais paz e que os EUA não sabem como terminar uma guerra que nunca ganharão, tal como aconteceu no Vietname e está igualmente a acontecer no Afeganistão.
Teremos o exclusivo da razão? Teremos o direito de impor as nossas regras? O que é que nos garante que são melhores do que as deles? Acaso nos esquecemos que o Islão tirou a Europa das trevas em tempos idos, trazendo-nos o esclarecimento, conceitos democráticos, a medicina, novas formas de praticar a agricultura, o amor pelas artes, etc?
É bastante complexa esta questão.
Abraços

5:19 PM  
Blogger Nórdico said...

Concordo em pleno com o que dizes ... Por não ser uma qustão fácil é que tentei parodiar um bocadinho ... no entanto parece-me pertinente lembrar que mesmo nesses tempos idos quando o Islão nos resgatou das trevas , tambem ele teve que servir-se da espada ... o que nos remete para a mesma questão ... Vivendo nós num Ocidente "livre" ( as aspas deven-se ao teu maravilhoso post ... ) ou á primeira vista mais livre que o oriente é esta condição suficiente para os "dobrar" pela força ou pela economia aos nossos critérios e valores ??? Será sempre uma questão muito ambigua esta do exercicio do poder ... o ideal seria um compromisso entre as partes sem a continua miscelânea de religião , economia e justiça ... ou seja um acerto de mentalidades baseados no respeito pela Humanidade.

5:51 PM  
Blogger Soul, Heart, Mind said...

Zezinho,

aí está. Concordo plenamente com o que dizes. E acima de tudo importa fazer a pergunta que colocaste: "Terá o Ocidente o exclusivo do poder nuclear?". Não o creio. E, apesar de repudires esta energia (por razões históricas óbvias), este é um meio de desenvolvimento, é uma forma de obter energia de forma económica e ecológica. Como já afirmei, o desenvolvimento não pode ser um direito exclusivo do Ocidente. Aliás, acho mesmo que o Mundo é como é devido às diferentes bifurcações que fazemos de tudo: direita/esquerda; ocidente/oriente... Importa aceitar e respeitar as diferenças e aprender com elas, sem medos...

Já agora, se me permites, folgo em ver uma pessoa inteligente a comentar coisas sérias. Fica-te bem e revela muito mais de ti.

6:02 PM  
Blogger Soul, Heart, Mind said...

Nórdico: as tuas últimas palavras resumem em pleno aquilo em que acredito... mas isso é viver a utopia. Ai Sir Thomas...
Kisses

6:11 PM  
Blogger Nórdico said...

Vive-se ... o que se pode viver.

Beijos

6:18 PM  
Blogger Soul, Heart, Mind said...

Aii... a vida... Hj tb estou num dia cheio de encruzilhadas... não sei se ria ou chore, se fique feliz ou triste, se diga sim ou não, se festeje ou receie... desabafos...

6:47 PM  
Blogger Nórdico said...

Em caso de duvida ... ri sempre. è sempre a melhor solução , pelo menos não tens nada a perder ... é o que eu faço

6:56 PM  
Blogger Soul, Heart, Mind said...

e fazes bem. mas eu sou pessimista por natureza e aprendi que isso é uma arma: como estás à espera do pior, tudo o que vem é bom. Mas sofre-se muito por antecipação. Mas hj estão dois planos em luta e se um me faz sorrir... o outro...

7:12 PM  
Blogger Nórdico said...

Não se pode ter tudo ...mas boa sorte para esse pessimismo , pode ser que resulte em optimismo

7:55 PM  
Blogger Pseudo said...

Nórdico, um post novo não era mal pensado...já custa muito chegar aqui abaixo :)

8:34 PM  
Blogger Nórdico said...

AHAHAHAHHAHAHA ! Tens razão , mas não me ocorre nada ...

8:53 PM  
Blogger Pseudo said...

Bolas que o parto está mesmo complicado :)

9:58 PM  
Blogger Nórdico said...

se esta ... raios o "parto" ...

10:35 PM  
Blogger Soul, Heart, Mind said...

EntãO?

8:46 PM  
Blogger Soul, Heart, Mind said...

que dizes a tomarmos um kalashnikov?

9:44 PM  
Blogger Nórdico said...

Aceito. Quando ??

12:09 AM  
Blogger Soul, Heart, Mind said...

olha, hj tinha dado jeito... talvez não estivesse com insónias...
...ai.... a minha vida...´
4h da manhã quase... pelo menos não tenho de ir trabalhar amanhã...

3:41 AM  
Blogger Pseudo said...

Meto uma bomba aqui, caso não haja post novo da próxima vez que cá vier!

11:58 AM  
Blogger Nórdico said...

Pronto , pronto , calma , ja la vai ....


Gina , caso não te recordes eu sou de Braga o que não ajuda nada , mas se te der jeito aparece na sexta por ca e bebemos tantas kalashnikov´s quantas as necessarias para levantar esse moral.

1:12 PM  
Blogger pisconight said...

LEPI!!! O Pseudo tem razão, está impossível de chegar cá abaixo!!!
Não era mais fácil um telefonema ao invés de quase 50 comentários?
;)

5:50 PM  

Postar um comentário

<< Home