quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Cartoons, caricato e as verdadeiras caricaturas

Por um cartoon entende-se um esboço a traço ou um desenho com o intuito de realçar os potenciais exageros fisicos ou ideologicos do retratado. Caricato ou neste caso caricata é a situação que actualmente se vive por evidentes e óbvias associações ... Nada mais exemplificativo ou caricato que uma caricatura levar ao ... exagero. Exagero esse inexplicavelmente coberto pelos respectivos lideres dos movimentos em causa o que os torna inevitavelmente nas verdadeiras caricaturas vivas da presente situação.
Não tenho nada contra o Islão , filosofia em que me revejo nos seus ideais de respeito , igualdade e amor pelo próximo , tenho sim contra qualquer tipo de fundamentalismo seja ele de que ordem for e em qualquer ponto do mundo.
Imaginemos que um dia nos idos tempos do profeta Maomé um dos seus companheiros e em nome de uma liberdade de expressão ou de um outro ideal o havia retratado em vida para depois em contrição o esconder dos olhares dos humanos.
Sabemos que o genoma humano devido á sua multiplicidade nos permite a unicidade , a qualidade de todavia sermos unicos (mesmo nos casos de gemeos identicos ) o que não impede porem que possamos ser muito parecidos ou mesmo quase identicos.
Imagine-se agora que esse mesmo retrato era descoberto hoje, numa qualquer rua de Teerão ... Que arma não seria , para um qualquer inocente que por um mero capricho genetico viesse a nascer tal e qual o retratado ?
Por isso concordo ( ou volto a concordar ) com o Islão. Não devemos retratar Maomé. "Se Maomé não vai a montanha , a montanha vem a Maomé. " é comum ouvir-se esta expressão , que representa bem o perigo de alguem se poder fazer passar pelo centro de toda uma doutrina.
"Se Maomé não vai na avalanche , a avalanche vem ter com Maomé." seria mais próprio para a ocasião.
Nao acredito que Maomé fosse em nenhum caso na avalanche , mas a avalanche... essa desespera por um Maomé.

10 Comments:

Blogger Soul, Heart, Mind said...

Gostei muito deste teu artigo, meu caro sócio-gerente, e ainda bem que escreveste sobre o assunto pois eu não o teria feito tão bem. Gostei muito da forma como introduziste o assunto, com a definição de caricatura e o jogo com o caricato. Realmente o que se pode chamar a esta situação é no mínimo o de "caricata".

Muitos são os aspectos a apontar na situação que se gerou:

1)O Islão está a conseguir dominar o Ocidente, subjugando-nos às suas leis. Nós não estamos proibidos de desenhar Maomé. Com isto tudo, até a liberdade de expressão acabou por ser posta em causa...

2)Até o Papa já foi criticado (coisa normal...). Quem não se recorda do preservativo no nariz do Papa João Paulo II? Mas viram católicos a incendiar alguma coisa ou a apedrejarem o que quer que seja? Estamos a falar de fundamentalismos, coisas essas insanas!

3) Estas pessoas ainda para mais são burras... os cartoons estão fabulosos e foram feitos com muita inteligência. Não condenam qualquer religião (muito pelo contrário, são estes actos fundamentalistas que geram o preconceito para com os muçulmanos), mas criticam os mesmos actos que agora vemos, em nome de Maomé! Vejam os cartoons e leiam-nos!

Dizia mais coisas mas enqt escrevi isto a net e o meu comentário já foram abaixo duas vezes... completem vocês.

12:56 AM  
Blogger pisconight said...

Boa Nórdico!! Também gostei da forma como abordaste (não tem nada a ver com bordas...) o tema, pois (e repetindo a Gina) no minimo é uma situação caricata.
Concordo plenamente como o comentário da Gina, mas não o vou completar porque estou a "trabalhar" (12:00) e só saio daqui a 1 hora.
;)

11:58 AM  
Blogger Nórdico said...

pois ... o objectivo era esse. Condenar aqueles que por razões obvias deveriam ser os primeiros a explicar e contextualizar a situação aos seus seguidores. As verdadeiras caricaturas de toda esta situação são os lideres silenciosos. Reconheço o direito á indignação quando se interpretam os desenhos como abuso de respeito no entanto compete aqueles que os orientam a sua explicação não como acto provocatório mas sim como uma via á reflexão e discussão para uma melhor compreensão de uma cultura diametralmente ( na practica ) oposta á nossa.

12:37 PM  
Blogger Nórdico said...

para evitar estas lamentaveis cenas de violencia e vandalismo que não tem explicação. não têm , nem nunca terão em qualquer caso e em qualquer cenario.

12:44 PM  
Blogger Soul, Heart, Mind said...

Estamos a recorrer ao erro que gerou toda a onda de violência: as caricaturas não desrespeitam, insultam ou condenam a religião islâmica! Elas condenam e representam, isso sim, os actos que são levados a cabo em nome da religião... actos como os que estamos a viver!!! Eis outra situação caricata...
Quando se representa Maomé com uma bomba na cabeça, o autor da mesma não pretendia dizer que a religião islâmica é um perigo pronto a denotar; queria, sim, dizer que o perigo está mente, apenas na mente, e que se usa Maomé como desculpa para actos terríveis.
Quando se representa Maomé dizendo "parem! estamos sem virgens!", o que se pretende não é ridicularizar a religião, mas alertar para o número crescendo de bombistas suicidas...

Pisconight... a trabalhar hã? ... ;p

1:09 PM  
Blogger Cool said...

O que eu acho é que tudo o que é levado ao estremo é sinal de mau resultado, subjugarmo-nos aos caprichos deles...isso nunca, não é a questão da liberdade de imprensa que aqui se levanta, mas sim a liberdade expressão num todo global, e por falar em global...não houve já alguém que disse que a globalização t´rás muitas coisas boas e muitas coisas más, pois bem, acho que estamos a depararmo-nos com uma dessas coisas más. Que medidas vão os Governos Europeus agora tomar??? Proibir os jornais de publicarem textos ou imagens que possam ofender os lunáticos por Maóme???
A ver o que isto ainda vai dar...

5:38 PM  
Blogger Soul, Heart, Mind said...

cool,
ao que parece muitos são os jornais que vão adoptar essa medida, o que me parece uma afronta aos ideais por que tanto lutámos.

5:55 PM  
Blogger Soul, Heart, Mind said...

gostei (para quem não entende eu traduzo: estou a ser irónicA!) das declarações da bancada do PS a respeito deste mesmo assunto. Dizia um dos deputados que "estão bem uns para os outros", referindo-se a cartoonistas e a fundamentalistas...
Muito bem dito meu caro senhor...
Muito bem dito... Tb eu gostava de lhe desligar o microfone...

8:47 PM  
Blogger pisconight said...

LEPI!!! Passa no meu blog que tens umas questões para responder...
;)

PS: respondes primeiro e matas-me depois!!

10:49 AM  
Blogger Master said...

"respeito , igualdade e amor pelo próximo" - se fores mulher é quase isso!

10:02 AM  

Postar um comentário

<< Home