quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Das pessoas, das experiências e das memórias:

a construção das pessoas que somos

À Dra. Helena Stoffel,
uma grande mulher,
uma grande professora.



Antes de falar de coisas más, quero falar-vos da nossa construção como seres humanos. Mais especificamente do papel que professores e alunos têm na vida uns dos outros.
A nossa personalidade, a nossa visão do mundo e a nossa forma de ser e de estar é influenciada e formada por aqueles que nos rodeiam: pais, família, amigos e também professores. É, pois, muitas vezes, por influência destes que adoptamos esta ou aquela cor partidária, este ou aquele clube de futebol, esta ou aquela crença. São estes que nos motivam a ir mais longe ou a sermos conformistas. São estes que nos incutem os mais diversos gostos ou antipatias.

Os professores e os alunos também se influenciam mutuamente, tomando parte na construção da personalidade de uns e de outros. Cada vez mais isto acontece, uma vez que alunos e professores passam cada vez mais tempo nas escolas e cada vez menos tempo em casa. Também por isso se apela cada vez mais ao papel de educadores por parte dos professores (matéria em que discordo completamente).
Um professor é capaz de fazer com que um aluno se apaixone por esta ou aquela matéria e o torne um interessado para o resto da sua vida; ou, ao contrário, também pode fazer com o aluno x abomine estudar a matéria y até ao último dia da sua vida. Um professor é capaz de fazer com que um aluno adore ir à escola, não só para estar com os seus amigos, mas também pelo prazer das aulas, porque sente fascínio pelas descobertas diárias, porque se deleita com o adquirir de conhecimento, porque está sedento de Saber; ou, ao contrário, um professor pode contribuir para o abandono escolar.
Mas o papel do professor vai ainda mais longe do que “mero” transmitir de conhecimentos. O professor é também um formador de mentes, um pedreiro de seres humanos. Um professor pode influenciar a vida de um aluno quando o ensina a ultrapassar-se a si mesmo, a acreditar em si próprio e a amar-se; mais ainda, quando mostra que ele, professor, acredita no seu aluno, quando mostra que se interessa por ele.

Também os alunos influenciam os seus professores. É para os alunos que um professor trabalha. É para eles a sua entrega. É um aluno que faz com que o professor feche a porta da sala de aula e entre noutro mundo, deixando tudo o resto lá fora. É um aluno que faz com que o professor mantenha o seu sorriso durante todo o dia e são os alunos que dão lições diárias ao seu professor. Com eles, os alunos, o professor aprende sempre, surpreende-se sempre...


Hoje encontrei uma velha professora de Língua Portuguesa que muito admiro. Uma grande mulher, sábia e muito forte. Fui uma das suas alunas nos seus dois últimos anos no efectivo. Reformou-se depois. Deu-me um abraço forte e disse-me que ainda tinha a minha fotografia (que olhava de vez em quando) na carteira. Esta grande senhora marcou-me. Nunca a esqueci... e sei que eu também a marquei... A ela, como a muitos outros professores e alunos da minha vida, o meu muito obrigada... (mas vós sois especial e sabei-lo bem)

9 Comments:

Blogger Lasanha said...

Dsclp a pergunta, não tem relação com o post, mas a musica que tens a tocar é de quem? É mto porreira lol :D

7:10 PM  
Anonymous Anônimo said...

lol...
tens de esperar que o sócio-gerente te responda.

8:03 PM  
Blogger Lasanha said...

ohhhhh, é que achei mesmo mto gira :)

Já tens o link para a receita de Lasanha de Bacalhau que eu postei há uns tempos atrás...

8:05 PM  
Blogger Pseudo said...

Cara colega de profissão, um belo texto, mais uma vez, que gostaria de ter sido eu a escrever :)
Gosto do que os alunos me ensinam, e este ano, mais do que os últimos (se calhar digo isto todos os anos), tem sido profícuo em "ensinamentos".
Um beijo.

8:30 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pseudo,

Qd li "desterrada em Braga" tive a percepção de que éramos colegas. Mas nunca a confirmação. Fico, pois, satisfeita e grata pelas tuas palavras.

Um grande beijinho para ti.

8:43 PM  
Blogger marCOX said...

eu também marquei muitos professores, com papelinhos molhados ou bombinhas de mau cheiro! hehe

9:16 PM  
Blogger Nórdico said...

OST - Underground - Emir Kosturica

Por esse ponto de vista tambem marquei alguns ...

12:33 AM  
Blogger pisconight said...

Eu agradeço a todos os professores que me ajudaram durante toda a minha formação (académica e pessoal). É claro que também marquei alguns com uns grampinhos (um ou outro grampo não mata ninguém), com giz e com papeis...
;)

11:54 AM  
Blogger Soul, Heart, Mind said...

ainda bem q vcs não foram meus alunos... tb ainda não deu tempo para tal... gostava de ter ainda uma composição de um aluno, cuja protagonista principal era eu mesma :)
acho que era a heroína deles. lolololl

1:11 PM  

Postar um comentário

<< Home