Tendo em vista as eleições que terão lugar no próximo mês de Fevereiro , pedimos uma previsão dos resultados a um expert na matéria com vasta experiência no campo do vaticínio. Aqui reproduzimos a sua visão do próximo escrutínio.
" Poderemos fazer uma previsão do acontecimento baseando-nos em tres teorias diferentes : A teoria da bi-polarização ou do conceito americano ; A teoria do voto útil ou do voto útil invertido ; E por fim a teoria da Portugalidade ou Porque raio somos assim ?
Com base na primeira teoria que procede do polémico mas incontornável corolário "primeiro na América , depois no Mundo. " , sustentado com base em índices económicos e sociais que fundamentam a sua legitimidade , poderemos desde já garantir a vitória ao Dr. Pedro Santana lopes , uma vez que George W. Bush apesar de nãoter ganho as eleiçoes de 2000 , garantiu a vitória em 2004 apoiando-se na ideia da insegurança da mudança. È precisamente neste cenário que se encontra agora o actual Primeiro Ministro ( demissionário ) , não tendo vencido qualquer eleição em 2004 , apressa-se a propagar a ideia do erro da mudança ou melhor dos riscos que uma alternância de poder poderão advir para o País. É claro que aqui a luta é bem mais desigual , afinal de contas Bush não chega aos calcanhares de Santana Lopes e Sócrates está longe do heroi amado pela nação que ainda o é Kerry, muito embora corram rumores de que é de facto muito amado por um heroi.
Prosseguindo para a segunda teoria , aqui as previsões são mais confusas pois dependem de um factor aleatório que é a disposição do eleitor. Passo a explicar , seguindo a lógica da teoria do voto útil que na práctica e para os dias de hoje não tem significado real tendo sido substituida pela teoria do voto útil invertida , que parte do principio que o eleitor vota, não na primeira escolha , nem sequer vota no partido que no seu intimo acha que vai ganhar , mas sim , que vota por exclusão de hipóteses , ou seja vai eliminando um a um aqueles que de certeza que não vai votar. Como é obvio há sempre muitos factores a ter em conta , como a paciência para a conclusão do processo de eliminação , a actratividade dos logotipos ( lembramos que muitos partidos nem sequer fazem campanha ) etc . Nesta perspectiva e para muitos surpreendentemente quem sairá vencedor será a Nova Democracia , isto explica-se pelo facto de que durante o tempo que se esta a matutar em quem mais excluir , podermos cair no erro de confundir o logotipo da Nova Democracia , como uma pergunta do género referendo " E uma Nova Democracia ? " pelo que estamos sujeitos a inconscientemente rabiscar a nossa cruz como uma afirmação de fé por uma nova e verdadeira democracia e não pelo partido. Mesmo assim estara longe de uma maioria, e só coligando-se a 7 outros partidos entre os quais o BE poderá formar governo. O BE aqui nesta estimativa fica-se por um 3 posto logo atrás do movimento terra , o que vem demonstrar que havia de facto razões para se sentirem excluidos do eleitorado nacional.
A terceira e última teoria que se dá pelo nome da Teoria da Portugalidade é a que tem tido mais reflexo nos últimos anos no panorama politico nacional e consiste num factor bastante aleatório como o da colocação do logotipo do Partido no boletim de voto constando do seguinte : estando o potencial eleitor indeciso entre PS e o PSD , e não encontrando nos limites da sua pachorra argumentos para optar por um dos dois acaba por votar num dos partidos que se encontram listados entre eles , ora como se trata de um factor muito subjectivo não podemos atribuir neste caso uma vitória a nenhum dos partidos , obviamente que só poderemos concluir que o BE beneficiou deste factor nas pretéritas eleições e que o PC nunca vencerá pois como se sabe recusa-se a estar entre os dois principais partidos. "
Projecções de :
Mozer ( ex- jogador do Benfica )