sábado, fevereiro 28, 2009

O Marco de Cruz Vera


Alçapão


terça-feira, fevereiro 24, 2009

Cirúrgia Estética.


quinta-feira, fevereiro 19, 2009

No Comments


terça-feira, fevereiro 17, 2009

... and a couple of Boxes


segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Aim ... Fire !

Uma mira ... um alvo ... um tiro ... e pum ! Mais um instante "congelado" ... Para uma nova e longa vida ...

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Pivot - definição

Ontem vi uma lástima de uma selecção. Cheguei mesmo a tempo de contemplar a completa falta de interacção que grassa naqueles 11 vestidos de vermelho. Sim porque de selecção ficam-se pela selecção da côr do equipamento que vão jogar ...
É dificil perceber o que falta à selecção ... Dizem ... Bom desde que me lembro de ver futebol e particularmente a nossa selecção que percebi (e não sou nenhum entendido) que o que faltava aqueles talentosos jogadores (sim, porque sempre os tivemos) era atitude ganhadora (que começamos aos poucos a ter) e ... Pontas de Lança ... Avançados ... Gajos lá na frente que metam a bola na baliza ... Pivots ou lá o que sejam, daí que quando ouvi dizer que o Sr. Queiroz iria proceder a alterações na equipa, nomeadamente na posição de pivot pensei logo: " Este gajo não engana ... È por causa disto que o manchester o veio cá buscar .... ". Qual é não é a minha surpresa quando o Sr. Queiroz faz as suas modificações mas ... !? Coloca Pepe na posição de segundo Pivot. Ora eu sei bem distinguir qual é a posição de Pivot, que é usualmente aceite como a de trinco, mas tambem acredito (ainda acredito ...) nas potencialidades do Sr Queiroz para ler alem do legível, daí que venha aqui transcrever na integra a definição de Pivot segundo o dicionário da lingua portuguesa da Porto Editora: "Pivô: s.m. eixo vertical fixo, á volta do qual gira uma peça móvel; sustentáculo, base ; Medicina : pequena haste metálica que serve de suporte a um dente postiço ou a uma coroa aplicada a um dente; (Neol.) apresentador de TV ou rádio que establece a ligação com os reporteres nos programas informativos; (Fig.) Figura da qual depende o fundamento de uma organização; principio fundamental ."
Cabe a um bom treinador saber fazer a leitura do jogo e saber tirar o melhor partido dela ... cabe a um bom treinador ler nas entrelinhas ... Cabe a um bom treinador mediante as mais variadas interpretações que possa tirar do jogo escolher aquela mais acertada ... para salvaguarda de um dia não andarmos com uma haste metálica no relvado resultante de uma leitura errada ... Ora eu não digo que o Sr. Queiroz não saiba o que é um pivot ... Tambem não digo que a selecção não precise de mais um pivot ... Digo apenas que o pivot que nós precisamos não é nem mais nem menos que o tal que é capaz (ou á partida mais capaz) de marcar (ou marcar mais...) golos (princípio fundamental) e por isso mesmo uma figura da qual depende o fundamento de uma organização e tambem e por sí só o sutentáculo ou a base principal do objectivo maior de qualquer equipa que é marcar o maior número de golos (Princípio Fundamental).
Entendo que haja uma grande preocupação que o equilibrio defensivo, quando se buscam esses golos subindo muito os laterais, fique demasiado comprometido e que assim se explique que o médio defensivo tenha que ter a leitura de um central. No entanto só se entende a subida desses mesmos laterais quendo há motivos para isso, ou seja, quando há gente lá na àrea, e gente nossa, e não o João Moutinho nem o Nani que não assustam nenhum Puyol ... Mas gente com faro, gente com gosto pelos golos, que deixam a pele na busca dos mesmos ... Gente como o Hugo Almeida, muito bem, que continue mas acompanhado ... Seja com o Postiga, seja com o Orlando Sá ou com o Liedson (que é o tal pivot brasileiro que há tanto tempo que faz falta á nossa selecção) ou até mesmo com o Nuninho Gomes ... Mas Porra se querem ganhar mostrem por favor que querem fazer por isso ... Venha lá um Pivot de jeito faz favor !

quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Um passo em falso...



Escadas e degraus são diferentes. Apesar de soarem ao mesmo, são completamente diferentes. As escadas trepam-se. Os degraus são apoios.

Desterro


...e ali naquela terra, ali abandonada, olhei-me no espelho ... e vi-me fétida, putrida e acabada.
Ali , naquela esquina, naquele poiso dos dias e das noites ouvi a escuridão chegar no grito lancinante do acabar dos dias ... do acabar dos meus dias.

terça-feira, fevereiro 03, 2009

Ready to Play ...


O betão austero e cinzento baqueava sempre e toda a vez que a bola ali caía.
Era a redonda, feita de vontade quem implacavelmente limava as agudas arestas daquele bunker desportivo.
Os gritos umas vezes cabeludos outras tantas mais limpos que um Porshe de um qualquer totó, alinhavam-se nos recantos frios e escuros das pesadas vigas de betão que revestiam de perene segurança a atmosfera daquele pavilhão.
O maestro ou maestrina melhor dizendo, desta caótica orquestra comportamental, era aqula frágil rede que serena adornava o circulo vermelho do fogo das emoções.
Era sob a sua batuta ou ondular que as multidões ou massas se descompunham nas bancadas em gestos de louco amor ou ódio consonante esta acariciava ou não as curvas da indómita bola que ali se esforçavam (em vão ? ) por acertar.
Eram por isso rígidas e frias as paredes deste pavilhão. Para não contagiar. Para que não fossem aqueles devaneios temporários afectar os demais e ocupados Humanos nos seus fundamentais afazeres diários que jogam e ditam o futuro da redonda. Da esfera. Do planeta. Dessa redonda achatada que teimam em nunca mais acertar.