sexta-feira, maio 30, 2008

Os debates

Houve dois debates na passada quarta-feira para a liderança do PSD. O debate que viram os militantes do Partido e o debate que todos nós, os possiveis simpatizantes, assistimos. Para os militantes interessava sobretudo que dali saísse um vencedor. Um lider convicto de sí mesmo e acima de tudo um líder capaz de converter a oposição interna no minimo á resignação. A nós comuns simpatizantes interessava voltar ouvir aquelas maravilhosas frases que repetimos infatigavelmente todos os dias. " Que o Petróleo tem que ser refreado!" ; " Que o IRS têm que baixar; E já! ", etc ... Pelo que o debate se tornou dificil de avalizar. Em termos prácticos foi Manuela Ferreira Leite quem ganhou, uma vez que não se assistiu a nenhuma vitória clamorosa por parte de qualquer um dos candidatos. Para o País ganhou Pedro Santana Lopes, ou refraseando o País é que voltou a ganhar Pedro santana Lopes. Renascido, confiante, estimulante e até bom aluno. Refreado quanto baste, controlou aquele indomável impeto que o levava ás vezes a falar demais sobre o que não lhe convinha. O PSD vota amanhã um líder, o País fica amanhã a saber quem é o novo rosto do PSD, mas hoje (Quarta) o País ganhou uma certeza: A certeza de que Pedro Santana Lopes está de volta. Independentemente de quem vencer amanhã.
E que amanhã vença o melhor.

Se não vencer amanhã que o eleito do Partido não se esqueça de Patinha Antão um dia que chegue ao governo para a pasta das Finanças.

quarta-feira, maio 28, 2008

Quando (n)o centro não (há) é virtude.

O PSD atravessa uma sabida crise generalizada no seu seio, algo que pareceria completamente impossível de acontecer anos atrás. O PS e pela voz do seu Pai fundador reconhecendo no seu rival os indicios sintomáticos da rotura politico/ideológica veio convidar os seus militantes para um debate profundo sobre a estratégia politica versus ideossincrasia do partido. O suspeito comum a ambas imprevisiveis (!?) crises é só um e um mesmo, á falta de responsabilização de ambas as partes, que como é sabido sempre actuaram ou governaram tendo como único objectivo o melhor para Portugal. Assim é o Centro, esse monstro inqualificável que obriga os idóneos partidos a absurdas campanhas com hiperbólicas promessas que nunca se irão cumprir mas que das quais se obrigam (os coitados) a acordos que vão contra as suas próprias raízes ideológicas. O Centro que hoje em dia é Comercial , onde tanto chegam os de esquerda como os de direita, como os Doutores e os Engenheiros e os operários e até mesmo os militares. Esse grande Centro Comercial que gere o País e que tanto o PS como o PSD ajudaram a erguer, esse Centro não obstante ter sido até agora o motor da economia, o gerador das maiorias essenciais ás reformas sociais e económicas tão necessárias á aproximação dos padrões europeus, esse Bendito Centro vem-se agora a descobrir que não passa de um grande vácuo ideológico, de um um portentoso desnorte de um Centro que depois de abdicadas as extremidades de um espectro politico (já não muito famoso então) não encontra agora qualquer referencial com que possa evoluir e reforçar a sua grandeza e fundação. As crises, uma anunciada, outra mais que prevista dos dois maiores partidos da Nação tem como culpado um e um só factor e não é o centro que como se sabe é onde está e permanece a virtude, mas a tentação de agradar a um centro que muitas vezes não se gosta mas que edifica esse grande Centro Comercial cada dia que passa mais vazio mas que continua a governar Portugal.

sexta-feira, maio 23, 2008

Kellog´s especial Betão


Um por vinte e vinte por Um ... como diria Alexandre Dumas

Está finalmente explicado o Porquê da convocatória de Jorge Ribeiro vulgo ou como é mais conhecido no balneário da selecção Portuguesa o "irmão do Maniche" diminutivo carinhoso de "Aquele caralho que jogava no Boavista e é irmão do Maniche". E a razão é simples: A saber e como o próprio Sr Scolari disse só vão 20 ao Europeu. Ou pelo menos só contam 20 o que eu sempre desconfiei mas nunca o tinha escrito (sim porque com os copos digo cada barbaridade que até a mim me choco). Só assim se explica o Rui Patricio que como terceiro guarda redes nem conta para as contas, o Nuno Gomes que só lá vai para que tanto o Hugo Almeida como O Hélder Postiga vejam no que podem acabar se não começarem e já a marcar golos pela selecção e o Mano do Maniche que servirá perfeitamente como o bode expiatório caso alguma coisa corra mal.
Tudo muito bem pensado e organizado e tambem e porque não planeado como é apanágio do Sr: Scolari que prova assim e mais uma vez que de Burro não tem nada, em favor da união de grupo ( Levar Maniche significaria mais uma dor de cabeça pois ao levar Nuno Gomes tem a desculpa ideal para pôr Cristiano Ronaldo a segundo Ponta de Lança abrindo espaço a mais um no meio-campo e assim menos 2 dores de cabeça: Maniche que não vai pelo que o meio campo será sempre Deco e mais 2 ou 3) seguindo a velha máxima do imortal Dumas: "Um por Vinte e Vinte por Um ... Os outros três que se fodam...

quarta-feira, maio 21, 2008

Cristiano "Muhammad Ali" Ronaldo

Dizem que o genoma humano entre as varias etnias diverge de apenas e num máximo de 1% sendo que diverge do macaco em 3%. Não assusta (Ou acorda o fantasma do racismo) dizer que o Tugismo ( Teoria que classifica os nascidos em Portugal como diminuídos incapazes de evoluir em sociedades ética/moral e económicamente saudáveis) estará para o Racismo assim como Cristiniano Ronaldo estará para Cassius Clay. O negro que chocou (e "KnockOuteou" ) inúmeras vezes a sociedade americana e o seu sonho maldito com o seu discurso arrogante e magnânimo capaz de fazer corar Mourinho, foi o exemplo e a prova viva que demosntrou a debilidade de conceitos baseados apenas na cor da pele. O Teenager que desembracou em terras de Sua Majestade sem saber sequer metade do inglês de Zézé Camarinhas provou que qualquer Tuga que se preze tem tantas hipoteses de sucesso como outro Humano qualquer. Zé Mourinho o Martin Luther King dos Tugas teve o sonho. Mais ... Viveu o sonho ... Depois de décadas calado no silêncio da aprendizagem... Agora é a vez de Ronaldo. Das suas fintas, dos seus golos mas sobretudo dos seus discursos. Eu sou o Maior ... e È ... È-o sem a menor dúvida para regozijo de todos nós Tugas que aqui apertados na claustrofobia da crise cada vez mais nos precipitamos em sair.
Continua Ronaldo com as tuas fintas e com os teus golos para que toda a vez que passe na TV aquele calcanhar mágico que deu golo, todo o Tuga por esse mundo fora olhe para si mesmo e repita tambem para consigo: "EU SOU CAPAZ".
Força Cristiano "Muhammad Ali" Ronaldo, continua a tua série imparável de KO's até nos convenceres que tambem nós poderemos vir a ser os maiores.
Traz-nos a taça, traz-nos o cinto , traz-nos aquele passado em que não receavamos o futuro por muito negro que este se nos afigura-se.
Traz-nos o Sonho... de volta.

sábado, maio 17, 2008

PSQUÊ ?

Primeiro veio o Doutor Pedro Passos Coelho numa grande entrevista que de oportuna teve tudo para nos dar a conhecer uma nova face do universo politíco que muito tem ainda para dar. Depois veio Manuela Ferreira Leite defender os principios basicos e éticos que no seu entender são o fundamento de uma sociedade equilatária . Aguardamos impacientemente que o Dr: Santana Lopes tambem ele nos traga novas sobre a sua visão social desde 2005 .... Acontece que quem vota são os BOYS ... apoiadas nas bases que farão parte das BOYS´S BANDS dos próximos anos ... o que nos leva a perguntar ... Àparte dos "Tesourinhos deprimentes " celebremente divalgados pelos magistrais Gatos Fedorentos para comparar discursos antes e após "lidereto"/Governação ... que raio de serviço público nos trás a nós este debate privado ????

quinta-feira, maio 15, 2008

Once you go black you'll never go back

Jonh Edwards acaba de endossar todo o seu apoio a Barack Obama.
Game Over.
É caso para dizer:"Wellcome Senator to The White House".

quarta-feira, maio 07, 2008

PPD/PSD - PSD/PPC

Num Partido grande e abrangente como o PSD sempre houve, há e haverá sempre, um antes e um depois. Foi assim com Sá Carneiro, tambem o foi com Cavaco Silva e estou certo que o será também com Pedro Passos Coelho.
Deu para ver ontem que este que foi o rosto durante quase uma decada da JSD está preparado tambem para o ser e quem sabe até se por uma outra decada tambem deste renovado PSD.
Eu pelo menos aposto nele... e com a confiança redobrada depois desta entrevista a SIC Noticias.

quinta-feira, maio 01, 2008

Braga sem nenhum canudo