domingo, outubro 31, 2004

A familia monnamie III

15:58 - Algures no escuro de um dos quartos de arrumos da Assembleia da República

-Mas o que estamos a fazer aqui Paulinho ?
-schuiii !!! Alguém pode-nos ouvir !
-A esta hora ?? Ou ainda estão no meio da sesta ou se já acordaram e estão a tomar um cafézinho e a ler a Bola !
-Todo o cuidado é pouco , não te esqueças que estou na Defesa e sei como isto é ! Mete água por todo o lado...
-Parece um dos teus submarinos em segunda mão.
-Então ?? Chamei-te aqui para falar de coisas sérias e não para ser alvo de piadas, além do mais os submarinos estavam em perfeitas condições ! Posso-te assegurar que nunca vi água lá dentro !
-Também só o viste no estaleiro ... álias onde deveriam ficar até aos fim dos seus dias!
-Basta , vamos ao que interessa !
-E o que é que interessa ?
-Desculpa-me mas ainda não vês que o momento chegou ?
-Que momento paulinho, se estás a falar de sair outra vez sem sermos vistos para jogar a batalha naval em tua casa , esquece , tenho muito que sacar ... hum ..fazer , queria dizer fazer !
-Não Bagão , estou a falar do momento que ansiamos desde que fizemos esta aliança com estes liberaizinhos de esquerda !
-O Bloco de Esquerda ? Agora é que me perdi !
-Não pá ! O trauma das reuniões sindicais que tiveste que aturar no outro ministério ainda te anda a perturbar o cérebro !
-O cérebro ? referes-te agora ao professor Marcelo , certo ?
-Toma uma aspirina , faz de conta que é um valium !!
-Hum ... isso é mesmo uma aspirina ? não é um genérico ? E além do mais porque queres que tome uma aspirina a pensar que é um valium! hum !! Isso cheira-me esquema ! Olha que agora estamos em cima dos médicos !
-Acalma-te bagão , eu devia mesmo ter-te dado mais tempo de férias !
-Férias ??? Mas não remuneradas , já viste como temos as finanças !
-Olha Bagão se não páras com isso mando-te 2 meses para o fundo do mar num submarino ! vamos lá ao que interessa ! Chegou o momento de atacarmos em força este kremlinzinho !!
-kremlin ? Discoteca ? SANTANA ?????
-Isso homem estava a ver que não chegavas lá ??
-Olha por falar em chegar lá es capaz de tirar a mão de cima do meu ombro ??
-Mas eu não tenho a minha mão no teu ombro !!
Click - acende-se a luz !
-SANTANA ?????? mas ... mas o que fazes aqui no escuro ??
-Paulinho , acho que aquela senhora loira toda despenteada é capaz de poder ter alguma coisa a ver com o assunto !
-Com que então os dois no escurinho hein ??? curioso Paulinho , mas abre a porta afinal de contas já é tempo de saires do armário ! ahahhaha !!
-Não percebi paulinho , tem alguma coisa a ver com a tua mania do super-homem e trocares de roupa nas cabines públicas ???
- Cala-te Bagão , não vês que o homem está a delirar , nós nem estamos aqui !!!
-Por falar nisso , eu tambem não !! Estou neste momento numa reunião de emergência para avaliar as consequências do túnel do marquês , certo ??


sábado, outubro 30, 2004

A familia Monnamie II

Santana contempleva a secretária do seu escritório , mirava-lhe o porte, as curvas , a rígidez dos seus membros, depois delicadamente disse-lhe "querida , hoje não estou para ninguém. " e voltou para a sua escrivaninha. Dali podia ouvir ainda os rumores que circulavam pelos corredores dessa manhã atribulada. O caso Marcelo tinha-se espalhado e não havia meio de o abafar. O Presidente da República já o havia recebido , e a ele que há tanto tempo ansiava por isso nada. Nem um simples convite para um café , e já lhe tinham dito que havia por lá uma morenaça de perder os sentidos ... ! Não é justo - pensava , de certeza que o Marcelo nem vai reparar nela , e agora como vou fazer para descobrir o telemóvel dela ? Perdido nas suas desilusões lá voltava volta e meia a contemplar os membros da sua secretária , que a bem dizer eram dignos de estar expostos no louvre.
Enquanto isso na sede do P.S. , Sócrates deitava furioso uma revista ao chão.
- Lá estão eles outra vez a chamarem-me de actor !
- Ó Zé , mas esse é o George Clooney não és tu !
- Ah , sabes é que as semelhanças são tantas que eu ás vezes até me confundo, somos ambos bonitos , inteligentes , confiantes....
- Sonhadores !
- Isso é uma piada ?
- Não , não, é só uma constatação ! tu nem sequer és uma oposição e já sonhas ser primeiro ministro e ele ... bem ele ... se calhar é aqui que voçês são diferentes.
- ToZé , ToZé , olha que há muitos aí que podem ficar com o teu ministériozinho ...
- Eu não digo que tu andas sempre a sonhar !
- Mas agora está no papo ! O Marcelo deu a machadada final , e nós só temos que esperar que o Santana perceba que aqui não há nenhum Pinto da Costa nem árbitros para pôr as culpas em cima e saltar fora da carruagem.
- Bem , quanto a Pintos da Costa não sei , e espero bem que esse seja irrepetível , mas olha que o marcelo dava um bom árbitro dava, fartou-se de dar cartões amarelos e vermelhos e quando quiseram averiguar o critério fez um escabeche , e pôs-se a culpar a "pressão" do "sistema" .
(continua )

O oposto da pressão

Continuo a achar que o caso Marcelo se deve unicamente á falta de uma oposição credível. Marcelo comentava na Tvi os casos que lhe pareciam relevantes, o que lhe terá merecido alguns rancores intra-partidários, visto que o critério de selecção era altamente subjectivo, a juntar a isto vem que o que era já óbvio para toda a gente , era o único espaço de opinião onde os comentários sistemáticos á inacção governativa , e note-se que a maior parte versava sobre reparos ou correcções a medidas tomadas pelo executivo e nunca numa oposição clara ás suas posições , eram absorvidos e corrobados por uma significativa audiência. Ora , isto em si não é uma oposição ,poderá no máximo ser uma confrontação á viabilidade da orgânica governamental pelo que todo este debate se torna pretensioso , mais uma vez por culpa da inexistente oposição que revela aqui a sua debilidade ao rebocar-se numa questão de foro interno fazendo-a passar por um problema gravíssimo de atentado a liberdade de expressão. Seria de facto gritante se algum dia chegassemos a esse ponto, mas é na conduta do próprio Marcelo que se apoia a tese de toda esta hipérbole. Qual seria o primeiro a denunciar e a calar esse absurdo abuso da liberdade de expressão senão o próprio Marcelo, aquele em todas as semanas , e que de domingo a domingo personificava o primeiro defensor dos portugueses, nem que isso lhe custasse o desprezo e a traição ao seu próprio partido e colegas militantes? Marcelo pagou o que o senso comum ditou , e para os sensatos isto é por demais claro. Como confiar num executivo se um dos seus principais lideres e até há bem pouco tempo seu secretário geral está continuamente , bem ou mal , a "chumbar" todas as acções do governo ? Não existe uma oposição para isso ? É que se houvesse uma oposição, talvez por confrontação de ideias se percebesse que de facto Marcelo não era um opositor, mas sim um comentador , o que álias justificava o seu espaço meramente opinativo na dita estação televisiva. Não me parece de todo improvável que elementos do PSD tenham abordado Marcelo para o tentar obviamente refrear, não no teor nem no conteúdo dos seus comentários mas sim obstar a que estes pudessem ser interpretados como uma oposição, que na verdade Marcelo sempre negou ser, e bem , porque um comentador deve ser neutro. A recepção , ou o pedido de esclarecimentos do nosso Presidente da Republica justifica-se inteiramente , pois demonstra atenção e preocupação pelos valores do País , não se justifica que uma oposição atolada não se sabe ainda em que pântano , talvez mais um legado do eng. Guterres, venha tentar obter dividendos sob falsas premissas. Não vejo aqui "pressão" nenhuma , vejo bom senso , numa tentativa de não confundir mais as coisas. A dita "pressão" vem da ausente oposição , sedenta de pretextos para se opor ao que não tem ou apresenta soluções.

segunda-feira, outubro 25, 2004

A familia Monnamie !!

Confortavelmente instalado na sua mansão cerimoniosamente chamada de São Bento , Santana jamais desconfiaria que muito perto dali uma reunião secreta visava a sua rúina. Em volta de uma mesa , um pequeno grupo de revoltados conspirava para a sua queda.

- Ora então vamos lá dar inicio a reunião !
-Esse santana , não perde por esperar ! tenho em mente duas ou três novas moções de censura que o irão destruir !
- Boa , boa , e quais são essas novas moções ?
- Bem, em primeiro lugar uma moção inovadora e que ninguem , mas mesmo ninguem antes pensou nisso. A liberação das drogas ! hein ?? Que tal ?
- Ó louçã , tu és maluco pá ? isso foi a moção que apresentamos na semana passada !?!?
- Tens a certeza ? Não tinha sido a desciminalização das drogas leves ?? Olha que é diferente ! Ò Rosas também tu pá , sempre com essa mania de historiar tudo. Não sabes que a própria história também se repete!
- Não em quinze dias !
- Então passemos para a segunda moção , por esta ninguem esperava ! Uma moção , sobre o aborto !
- Uiii !! Bem vou-me embora , bem te disse para não lhe pedires para segurar naquele charro Rosas , parece-me que o fumo lhe fez mal !
- Não era um charro Miguel , é apenas um relaxante natural que o governo fascista chama de charro para poder associar á droga. Mas isto não e droga !
- Mas ,mas , onde e que tu vais Miguel , ainda não acabou a reunião !
-Ora isto parece uma reunião dos cassetes , eu não tenho pachorra para isto vou para casa insultar o meu irmão que é bem mais divertido !
-Cassetes , tu disseste cassetes , espero que tenha sido a brincar ! nós não temos nada a ver com esses vermelhos ruminantes quu estão sempre a dizer a mesma coisa ! Nós somos a esquerda inovadora !
- Sim pois ! Dizem que se eles são os cassetes nós somos os cd´s !!
- Cd´s ??
- Sim , inovação do século passado com espaço para poucos megas !
- Que , que , como podem dizer isso depois de tantos apelos no minimo ... ah ... inovadores ... que nos fizemos !! A campanha do aborto ... hum ... a legislação das drogas leves ...hum .. a interrupção voluntária da gravidez .. ahhhh .. a descriminalização das drogas ...hum , deixa lá ver , ja falei do aborto ?
- Da cá o charro depressa !

( continua ... )