segunda-feira, dezembro 27, 2004


Jorge Nuno Pinto da Costa - Gêmeo 2 Posted by Hello


Alberto João Jardim - Gêmeo 1 Posted by Hello

quarta-feira, dezembro 22, 2004

Jardim - Costa. Gêmeos verdadeiros ou não ?

Foi objecto de estudo por muitos e muitos investigadores este caso paradigmático do genoma Humano. Tenho para mim a certeza de que Alberto João Jardim e Jorge Nuno Pinto da Costa são gêmeos verdadeiros na medida em que partilham 90 % do seu DNA. Senão vejamos :

Alberto João Jardim - Perfil embora na foto apareça de frente.

- Acérrimo defensor da Madeira e do Marítimo onde por vezes são públicas as desavenças com o presidente deste último recaindo muitas suspeitas de que a sua eleição ( presidência do clube) se deve a jardim

- Público defensor do consumo alcoólico e de companhias duvidosas.

- Constantes divergências com o Governo central a quem chama de cubanos , e suspeitas várias desde sacos azuis a orçamentos pouco esclarecedores.

- Folclore exagerado sobretudo em tempos de campanhas

- Fortes apoios dentro do seu partido que o tornam prácticamente intocável

- Quase um pequeno deus para os madeirenses.

- Vive como um Rei na sua ilha cercado de obediência cega.

Jorge Nuno Pinto da Costa - Perfil (antes da judiciária)

- Acérrimo defensor Do FCP e da cidade do Porto onde por vezes são públicas as desavenças com o presidente da camara ( consoante seja PS ou PSD ) recaindo muitas suspeitas de que se quisesse seria ele a eleger quem bem lhe conviesse para a camara bastando para isso um pequeno discurso durante um jogo e uma pequena ajuda dos super-dragões.

- Público defensor do do consumo alcoólico e casado com companhia duvidosa.

- Constantes divergências com a Liga , Apaf e outros organismos que diz serem dominados pelo Benfica a quem chama de mouros . Relações suspeitas com os árbitros envolvendo viagens relógios e demais sacos azuis como pagamento a actuações pouco esclarecidas nos relvados.

- Folclore exagerado sobretudo quando o FCP não é beneficiado.

- Forte liderança no FCP que o torna intocável ou pelo menos até agora tornava.

-Um deus para os super-dragões e maioria dos portistas e quase um para o portuense em geral.

- Vive como um Rei nas antas cercado de uma obediência cega.

E não fui muito longe porque as semelhanças parecem não acabar , e depois disto ainda há alguma dúvida que os dois são gêmeos ?

Entrevista com...

...Mohammed Saeed al-Sahaf, antigo ministro da informação Iraquiana.
- Em primeiro lugar gostava de lhe perguntar como vê a actual situação no Iraque ?
- Bem, no fundo a situação está controlada. Acredito que dentro de meses Saddam poderá sentar-se novamente no seu palácio em Baghdad.
- O que o leva a pensar isso ?
- Tudo aponta nesse sentido.
- Como assim ? Saddam está preso de momento.
- Sim claro , mas há evidentes sinais de que a sua prisão foi muito mal sucedida, veja que já se passaram vários meses desde que Saddam foi capturado e ainda não conseguiram rapar-lhe o bigode , isso é um sinal claro da sua resistência para o resto do mundo. Através dele (bigode) são enviados milhares de sinais que todo o Iraquiano que se preze sabe compreender , além disso o facto de estar preso só nos ajuda , afinal de contas quando é que a vigilância passa a ser mais descuidada ? A partir do momento em que achamos que já está segura a situação, deixamos de ter o controle sobre o prisioneiro e como sabemos as prisões americanas são célebres em todo o tipo de comércio e saddam apesar de tudo ainda é um tipo bem-parecido , o que lhe poderá ser útil no futuro.
-Está-me a querer dizer que a prisão de Saddam é-lhe no fundo favorável ?
- Mas é claro que sim , ou pensa que os americanos por acaso o capturariam se nós não achassemos assim ? Fomos nós quem convencemos saddam a deixar-se capturar , e confesso que foi especialmente difícil empurrá-lo por aquele buraco abaixo e mais difícil ainda levar os americanos até ele . Tivemos que atirar um cachorro-quente lá para dentro para que um cão de uma patrulha fosse lá ter.
- Poderia desenvolver um pouco mais sobre essa ideia de que a situação é favorável ?
- As pessoas não conhecem Saddam , quem o vê sair de manhã do palácio para o campo de fuzilamentos , daí para as câmaras de gás , passando depois para tomar um relaxante café em alegre tertúlia na sala de torturas antes ainda de se dirigir de novo para o palácio onde passa o resto do dia a esconder e a planejar enconder as armas químicas , não imagina a simpatia , o afecto e o humanismo que há naquele homem, Saddam é um amor de pessoa , e quando os americanos se aperceberem nas suas celas dos seus dotes culinários , da sua queda para o karaoke , e do seu sex-appeal , com o qual já me honrou algumas vezes , estamos convictos que poderemos convencer qualquer tribunal americano que tudo o que se passou na vida de saddam mais não é que uma consequência de uma infancia infeliz , marcada profundamente por um pai ausente que estamos em vias de provar ter ascendentes americanos e como tal ligações sanguíneas muito fortes com os EUA, pelo que este País é no fundo o responsável directo por todos os anos de loucura do atrevo-me a dizer "ingénuo" saddam que caiu nas malhas de uma teia bem cerzida.
- Mudando de assunto, agora com saddam preso , as suas funções cessaram e um novo projecto começou , não é assim ?
- Sim , depois do sucesso com a operação Saddam , fui contactado por Bin Laden para ser seu conselheiro-mor.
- E o que faz um conselheiro-mor ?
- É uma espécie de acessor de imagem , se bem que no caso de Bin Laden tambem interfiro em algumas questões técnicas sobre rebentamentos ou tráfico de armas, bem como de todo o processo de esconder o material explosivo e outras armas químicas que de momento não interessam revelar, devido as minhas anteriores experiências no ministério Iraquiano. No entanto tenho como principal função mostrar o outro lado de Osama "o benfeitor" Bin Laden , assim como ele é chamado pelas crianças afegâs.
- Existe um outro Osama portanto , assim como existe um outro Saddam ?
- Exactamente , estou a ver que voçê tambem já descortinou alguns traços em Osama que revelam a sua preocupação por um futuro melhor , e pela propagação da paz.
- Infelizmente não , mas que traços são esses ?
- Olhe por exemplo poucas são as pessoas que sabem que Osama usa um traje típicamente afegão , cozido á mão pela orfandade afegã , que são pagos com uma linha de crédito de ajuda ao adquirimento de uma kalashnikov. A operação chama-se " A minha primeira kalash ! " e não é raro ver saddam metralhar as crianças com rebuçados e caramelos espalhando assim a sua incontrolável ternura por entre os mais necessitados. Isto apesar de uma oferta da Nike que o patrocinaria durante toda a sua vida caso este aparecesse num anúncio com os Indiana Pacers. Mas não é só aqui que se vê o bom coração deste mecenas , tambem uma outra grande multinacional pretendia abrir caminho ao imperalismo abrindo algumas fábricas explorando assim a mão de obra afegã. Osama generosamente acolheu no seu acampamento todos estes jovens que iriam ser enganados , e presenteou-os com jogos e diversões , nada de pc´s e consolas e realidades virtuais que só destroem a criatividade , mas sim situações 100 % veridicas que os preparam para o mundo actual , além disso têm direito a uma refeição diária e em casos de baleamento grave , a assistência médica pessoal do próprio Osama. Mais ainda , para as criânças que tantas e tantas vezes são vítimas da falta de atenção dos pais , Saddam proporciona-lhes uma educação gratuíta que vai desde o ensino do uso dos metais ate á preparação de matérias primas para armas , e de toda a história bélica ocidente-oriente e para que não fiquem limitados a uma só versão Osama fornece-lhes mais uma vez gratuítamente todo o relato das sangrentas cruzadas católicas de maneira a não surgir um ódio não justificado pelo ocidente. Não é da sua índole promover o ódio mas sim mostrar as diferenças entre os sanguinários ricos e exploradores do Ocidente e as pobres vitimas resistentes do Oriente.
- Como pretende mostrar esse novo Osama ?
- Estavamos a pensar na edição de um suplemento numa famosa revista do coração , onde Osama seria fotografado no seu acampamento e onde poderia ser possível observar a sua sensibilidade manifesta em inúmeras obras de arte que decoram a sua modesta tenda , Osama tem uma profunda preocupação artística e é um defensor das artes marciais que têm vindo a perder o seu lugar. Ao contrário do que se julga , Osama não é um qualquer especulador da bolsa e até nos tempos em que estudou em Londres visitou por uma vez o museu dessa cidade. Apesar de tambem ter sido um trabalho encomendado sobre a vigilãncia do museu , mostra aqui o seu interesse artistíco ao querer promover a sua causa lado a lado com a arte , promovendo assim igualmente as duas. Depois vamos mostrar como foi investido o dinheiro ganho no 11 de Setembro em maquinaria , instalações , e meios de transporte para a fabricaçaõ de armas que dão milhares de postos de trabalho diáriamente a uma população que sem eles estaria esfomeada , bem como a já mencionada educação das criânças que as prepara para o futuro ao mesmo tempo que as tira das ruas e lhes dá um objectivo. Por último vamos mostrar a excelência de Osama nos cuidados com idosos quando lhes propícia uma solução indolor ao seu inevitável fim, submetendo-os compassivamente nos programas de investigação de gases letais conseguindo assim que deêm o último passo na promoção da causa tornando-os aos olhos de todos como mártires e modelos de virtude, o que mais uma vez demonstra o cuidado que tem com os valores tradicionais da familia ao dar relevo ao orgulho pessoal e mostrar que apesar de estarem na chamada terceira idade não deixam de ser úteis na sua visão social do mundo actual e futuro.
- E assim termina esta entrevista porque o tempo de visitas neste manicómio é de apenas trinta minutos , e o nosso convidado tem que voltar a sala de tratamentos. Na próxima edição e seguindo a mesma linha de programação , o convidado será José Sócrates se bem que este ainda se encontra em liberdade.

domingo, dezembro 19, 2004

Prémios Soft-Se é que se lhe pode chamar isso de prémios ( versão americana )

Cinema : Arnold Schwarzenegger- Pelo seu extraordinário papel na sua campanha para governador da califórnia.

Desporto : Lance Armstrong - Por nos comprovar aquilo que todos nós homens já sabiamos : que é muito menos doloroso andar de bicicleta quando se tem um testículo a menos.

Política - Arnold schwarzenegger - Por nos mostrar que há alternativas bem piores que George W. Bush.
- Arafat - pelo seu pequeno mas decisivo passo, agora sim para o establecimento da paz mundial.

Música - The Legendary Tiger Man - Tambem canta em Inglês.

Literatura - Colin Powell - Pelo seu magnífico relatório de ficção que permitiu a invasão do Iraque.

Social - Paris Hilton - Por não precisar do Pinto da Costa para ter o protagonismo que têm , muito embora os métodos utilizados sejam muito semelhantes aos da Catarina. Isso e mais uns milhões no banco.

Televisão - Jonh Kerry - Por personificar antecipadamente o Pai Natal , ou seja toda a gente estava com ele mas ninguem acreditava.

Personalidade : José Castelo Branco - Depois dos escandalos de Michael jackson já é tempo de alguem o substituir. Por favor, fiquem com ele !

Prémios Soft -Se é que se lhe pode chamar isso de prémios

Está a chegar o fim do ano de 2004 e por isso começam-se a pensar os prêmios destinados a premiar os melhores do ano em questão. Eu tambem resolvi fazer a minha pequena lista daqueles que acho que mereceram destaque neste ano que agora começa a finar-se.

Cinema : Manuel de Oliveira - É sempre justo homenagear alguem cuja idade coincide com a do cinema.

Desporto : Deco - Por todas as razões , mas principalmente por ter saído do Porto e nos alimentar assim o sonho de poder haver outro campeão.

Política: António Guterres - Por ter estado quietinho por mais um ano.

Música : The Legendary Tiger Man - Imperdível.

Literatura : Pinto da Costa - Por fazer ver ao Mourinho que qualquer um pode escrever um livro e ser um best-seller sem que obrigatóriamente seja algo interessante.

Social : Catarina Pinto da Costa - Por todas as razões que dariam para escrever vários livros e que curiosamente não foram mencionadas no livro de Jorge Nuno.

Televisão : Playboy Tv - Um canal que explora a intimidade das pessoas mas ainda de uma forma ética.

e para finalizar , o Prémio ...

Personalidade : Ao filho do José Castelo Branco , pela coragem evidenciada ao assumir-se públicamente como filho deste.

quinta-feira, dezembro 16, 2004

The Legendary Tiger Man - Absolutamente imperdível

Se o nome pode inspirar alguma comicidade esta fica-se por aqui , The Legendary Tiger Man é um one man show vibrante de talento , abusivo na simpatia , e sobretudo um apaixonado pelos blues que toca com toda a alma e paixão. Se a qualidade pode ser relativa ( eu na minha modesta opinião gostei bastante ) quando comparada a uma qualquer banda da especialidade americana , todo o empenho empregue por este "agitador sentimental" supera a inositada lacuna melódica sempre audível por ouvidos mais críticos. Mas muito mais será pedir a este , atrevo-me a chamar-lhe "heroi", pois sozinho e em palco repercute ele mesmo o som de uma banda inteira , munido de uma guitarra de um tambor e de um prato interpreta um rol de intervenções que em alguns casos chegam a impressionar pela sua energia e pela surpreendente coordenação rítmica que consegue manter sob o controlo da sua limitada percussão ( o tambor e o prato ). Achei fascinante , gostei muito mesmo, quer pela qualidade musical ( a cargo principalmente da guitarra ) , quer pela intensidade e presença em palco , mais até pela simpatia e afabilidade , e até mesmo pela voz ( não fosse estar presente Afonso Luxuria e Canibal , talvez um tributo a este ) que apesar de àspera é compensada pela sua devoção aos blues. Para finalizar com uma palavra só para o Lendario Homem Tigre ... imperdível.

sábado, dezembro 04, 2004

A verdade

( Continuação )

Na realidade não queria ter que escrever isto , mas depois de me roubarem um texto , que depois apelidaram de poema , para a seguir o publicarem noutra página , o criticarem e mais ainda o dissecarem sem pudor , vi-me na obrigação de vir aqui esclarecer algumas coisas.
Em primeiro lugar não se trata de um poema , na verdade nem sei o que é pois foi escrito durante uma bebedeira com alguns amigos e é -me dificil agora relembrar com precisão o que me terá levado a escrever essa bestialidade. Acho tratar-se de uma canção , ou talvez de um hino ao Brazil pelo menos é o que me parece analisando o papel onde foi escrito que contém, tambem a conta do bar que por sinal foi o maior beneficiado de tudo isto. 45 euros , como é possível ainda escrever depois disto ?
Em segundo lugar , estou-me marimbando para as métricas onde álias nunca encontrei interesse algum por me fazer lembrar análise matemática , com todas aquelas operações de dígitos misturadas com letras , acabei por me imaginar numa aula da dita disciplina.
Em terceiro lugar , nunca estive no Brasil , apesar de realmente não me importar nada de lá ir , mas se o título fosse Bosnia ou Botswana o sentimento seria igual, dada a quantidade de alcool ingerido , o que queria mesmo era dizer qualquer coisa.
Em quarto e por último , respeito muito a poesia , e apesar de não ter grande apetência para ela, gosto de brincar de vez em quando com as palavras mas não ao ponto de fazerem delas "legos" e montá-las ao jeito que cada um quer e lhe apetece.
Tendo dito isto posso voltar descansado a minha reunião de Alcoólicos Anónimos à qual faltei na semana passada devido a essa festa onde maldita hora resolvi escrever qualquer coisa.

Ass : Zé ( AA nº 12354 )

Crítica à crítica

( continuação )

Não pude evitar ao ler a crítica , de escrever a esclarecer o que no meu parecer parece ter sido a intenção clara do autor. É por demais evidente que faltou a esse Sr. Anónimo uma interpretação histórica do poema , talvez subjugada por uma ortodoxia poética , limitada por todas as convenções clássicas de métricas e afins tão importantes para as suas convicções. Faltou-lhe na sua visão cerrada e tão caracterristica dos classíssistas o enquadramento sócio-cultural derivado da presença lusitana nas antigas terras de Vera Cruz. Parece-me ser evidente a intenção do autor em mostrar essa vivência estranha à mentalidade europeia e expressa nesse caos poético que o crítico anónimo define como casual , sem entender a sua verdadeira dimensão , pois na minha opinião é um caos procurado , previsto , organizado , num vacúo encontrado , como quando os portuguses desembarcaram pela primeira vez no Brasil. A ausência de métrica é compensada pelo ritmo , onde a rima faz as vezes do batuque , ritmando o samba em que se torna todo o corpo do poema. Todo o conteúdo do poema alude não a uma lógica , mas a brados independentes , tal como os brados indígenas , diferentes de tribo para tribo , aqui compilados numa única voz que revela a dor , os anseios , e porque não tambem a comicidade deste povo que se criou numa miscelânea. Apela ao seu conhecimento e ao mesmo tempo demonstra um carinho puro , um amor incontornável , uma saudade sentida , como se de um Pai se tratasse , um Pai ausente , mas sempre interessado no seu regresso. Não concordo com o meu colega que atribui a este poema uma fraude , acho pelo contrário que se encontra aqui toda a genuidade de um sentimento luso perante um Brasil distante mas sempre acessível , tenho comigo a certeza de era esta a verdadeira aspiração e desejo do autor ao escrever o dito poema.

Ass : Anónimo 2

quinta-feira, dezembro 02, 2004

E ja que se fala de cultura...

E já que falamos de cultura , pegamos ao acaso num poema retirado da net , e submetemo-lo à apreciação de um especialista , que no caso preferiu o anonimato dado tratar-se de um ... bem adiante com a crítica :

Eis o Poema intitulado,

Brazil


Como eu gostava de ser brasileiro ,
falar de tudo , sem receio
inventar palavra,
escrever poema pelo meio
ah, como eu gostava de ser brasileiro
correr na praia
jogar pelada o dia inteiro
dizer piada
sobre não ter dinheiro
ai como gostava de ser brasileiro
não ter regra
dormir o dia inteiro
escrever para o galanteio
e viver do que vêm ou do que veio
ai como eu gostava de ser brasileiro
ser feliz pelo mundo inteiro
nem que o coração se abra
exploda de tão cheio
ai como eu gostaria de ser brasileiro
esse berro que saia
de vez e por inteiro
essa voz guiada
essa voz de guerreiro
ai como eu gostaria de ser brasileiro
essa voz que se erga
que passe para primeiro
que rasgue o nevoeiro
que perpetue este óbvio devaneio
AI COMO EU GOSTAVA DE SER BRASILEIRO.

" Trata-se de uma fraude poética , a começar pelo título que postula um Brasil estrangeiro , visto portanto pelos olhos de um turista certamente acidental sem conhecimento de causa de uma dor nacional que nem eu que tambem nunca estive lá poderei de certo descrever. Não é que não haja vontade de até exaltar algumas qualidades no poema , e muito menos vontade de ir tambem ao Brasil , ou Brazil como lhe chama o pretenso autor , e pretenso porque não é mais que pura pretensão este texto erradamente adjectivado como poema, mas não existe de facto qualquer espécie de qualidade que lhe possa ser inferida.
Começamos a análise aos versos , o autor , ou melhor o pretenso , começa uma rima sistemática que acaba por perder-se na malha do próprio poema ( ?? ) , melhor será designa-lo por projecto. Assim temos uma rima ordenada no estilo A, B, C , B , A , D , A , E ,A , F , A , A , que acaba sem regra e sem o mínimo de respeito pelas normas establecidas. Depois há que salientar que parece um poema cortado pela metade , ou duas metades coladas , como se tivesse sido escrito na praia , ou no intervalo de um jogo de futebol. A ausência de uma métrica vísivel , de uma regra impele este projecto para a piada , para uma desconsideração total , sem vergonha de dizer coisas sem sentido , quase a resvalar no riso-próprio de quem não têm dinheiro ou qualidade para escrever, limitando-se por isso a uma escrita de taberna, de engate para não ir mais longe. Este projecto no fundo quase que se escreve a si mesmo , sem a presença do pretenso , devido a uma sina , a um porvir e um passado unidos fortuitamente , e essa união acaba mesmo por ser a presença activa nos últimos versos , ignorando mais uma vez todo o decoro por alguma ordem ao tornar-se uma voz que parece contida mas que brada sucessivamente uma ideia impressa numa rima , ou seja um total absurdo.
Concluo esta crítica com o seguinte conselho , que este pretenso vá de imediato para o Brasil para conhecer melhor essa cultura que tanto desconhece e que me parece lhe ser odiável. Foi tudo o que consegui reter deste pretenso projecto. Ou eu não percebo nada de poesia o que é muito díficil, ou não consegui entender nada do que este Brazileiro quer. "

quarta-feira, dezembro 01, 2004


Aqui neste exemplo e possível notar que o objectivo da foto é mais claro , quase obsceno , o mostar da realidade pura , adornada de um encarnar real , sufucado pela dor , reperesentada pelas escadas , é um pormenor puro de um artista preocupado na centralização do ser , do ego. A desfocagem prepositada do redor intensifica a atenção na dor e constrangimento do caminho a percorrer , a máscara de lágrimas , o erotismo associado a uma sempre presente necessidade de atraír e ser atraído , numa clara alusão a uma escala social onde a imagem é o mais que tudo. É uma fotografia de que gosto muito , pois realça a crú o objectivo com uma nítidez impressionante.

Posted by Hello

Momento Cultural


Ainda aqui não se falou aqui de cultura e aproveito hoje para falar de fotografia e do seu objectivo premente da focalização do objectivo bem como da procura daquele ponto de vista unico que merece o eterno perpetuar no filme. posto aqui alguns exemplos que nos ajudam a distinguir os varios tipos de fotografia que podem existir consoante aquilo que desejamos .
Assim neste exemplo e possivel descernir a intencão do autor de salientar a inibiçao que apesar de tudo existe numa sociedade aberta , no entanto fechada , ou reservada para mais altos designios , o background da foto em tons claramente relaxantes criticam o comodismo actual e a crescente habituação ao luxo. E uma foto forte , intensa , plena de auto-crítica e reflexão que contrasta com o exemplo seguinte.
Posted by Hello

Sondagem

Uma vez que o nosso Presidente acabou por dissolver a assembleia ( o mesmo deveria ter feito com os deputados ) estamos agora em condições de apresentar uma sondagem realizada pelos principais partidos. A sondagem constava de uma única pergunta que era a seguinte : Qual a sua opinião sobre a acção do actual governo ? Aos partidos competia apresentar soluções para as respostas , eis os resultados :


PSD

  • Óptima
  • Excelente
  • Melhor só mesmo sem o PP

A-10 % ; B-10 % ; C - 80 %

PS


  • A- Muita Má
  • B- Péssima
  • C- As duas anteriores e pior

A- 5 % ; B- 10 % ; C- 85 %

PC

  • A - Só o Dr. Álvaro Cunhal resolverá a situação do País
  • B - Alguem como o Dr. Álvaro Cunhal
  • C - Algum familiar do Dr. Álvaro cunhal

A- 99 % ; B- 0.5 % ; C- 0.5 %

BE

  • A- Péssima , mas sou a favor do aborto
  • B- Péssima, mas sou a favor da despenalização das drogas leves
  • C- As duas anteriores e fumo uns charros

A- 44 % ; B- 45 % ; C- O voto do Fernando Rosas

PP

  • A- O PP deveria ser governo com maioria absoluta
  • B=A
  • C=A

A=B=C= 101 % ;