sexta-feira, dezembro 30, 2005

As minhas resoluções (que irei esquecer) para o novo ano

1 - Deixar de falar mal do José Mourinho

O rapaz até que pode ser boa pessoa, ainda no outro dia o encontrei no Madame Tussaud's e não me pareceu nada arrogante, aliás não lhe ouvi sequer da boca nenhum reparo ás criticas que lhe fiz do Chelsea.

2 - Deixar de falar do George w Bush

Cada vez que o faço parece que nasce em mim um pouco de Francisco Louçã, o que é perigoso, não tarda nada ando pr'aí a recrutar pessoal para a tripulação do barco do aborto, ou pior ainda a ouvir ininterruptamente as alucinações do Fernando Rosas.


3 - Deixar de Falar no Bloco de Esquerda


Cada vez que o faço parece que nasce em mim um pouco um pouco de Donald Rumsfeld, o que é perigoso, não tarda nada ando pr'ai a pedir a invasão do Luxemburgo sob o pretexto de andarem a explorar a mão de obra Portuguesa, ou pior ainda, a ouvir as alucinações do George w Bush.

4 - Concretizar as minhas resoluções de fim de ano de 2000/01/02/03/04


5 - Ganhar o Euro-milhões. Se possivel conjuntamente com o totoloto e com o Jocker e reparar essa injustiça mundial que é a completa ignorância pela vida e obra de Martinho Marto.

terça-feira, dezembro 27, 2005

Martinho Marto - O revolucionador de Guimarães.

È um dos temas mais controversos na actualidade blogosférica , quem foi de facto Martinho Marto ? Considerado um dos maiores vultos da filosofia contemporânea por numerosos autores e uma das figuras incontornáveis no universo intelectual nacional dos ultimos tempos, continua a ser objecto das mais diversas teorias, a sua vida e a sua obra, dado o seu carácter de pura e obstinada lealdade para com o livre pensamento, corrente pró-sócratica da qual foi o fundador. Nascido supõe-se que em Donim ( onde segundo os poetas a humidade tem uma luminosidade muito própria ) não vai para muito que o tempo de uma vida, é em plena Guimarães porém que acaba por revolucionar os conceitos da escola clássica da filosofia encarnando em si mesmo a essência da sua doutrina qual Diogenes renascido da era moderna. Não foi fácil todavia converter a cidade-berço aos seus ensinamentos. Martinho escolhera Guimarães precisamente por ser o embrião da Nacionalidade e assim poder ambicionar chegar ao âmago da idiossincrasia nacional, para depois evoluir a sua reforma pelo País fora.
A sua dislexia própria tambem não o ajudou , e não foram raras as vezes em que se não fosse a pronta e rápida intervenção dos seus amigos, Martinho juntaria ao seu já diagnosticado handicap a indecifrável pronuncia dos "sem-incisivos".Não obstante o risco que deste enfado poderia advir, certos autores sugerem que é nele mesmo que reside o génio incomparável de Martinho evidente nas suas obras poéticas cantadas um pouco por toda a parte ao genero do desafio. Martinho nunca deixou nada escrito. Em parte por causa da sua férrea resolução de resistência ao conhecimento institucional, em parte ( e na maioria das opiniões dos especialistas ) por que era completamente analfabeto. Há no entanto registos sonoros e apontamentos escritos dos ensinamentos de Martinho registados por aqueles que lhe eram mais próximos e que documentam a sua irreverente genialidade. Dedicou toda a sua vida á sua causa: Destruir para Construir. Um lema que levou para a cova, que acabou por ser destruida para que pudessem construir um centro comercial no local. Martinho nunca deixou de lutar, foi sempre um incomformado , até na forma , que alguns lhe atribuiam a uma éspecie de Cyrano de Bergeraq ,outros a Manuel Serrão e muitas vezes a Lenita Gentil. Era um camaleão , embora muitos autores o descrevam antes como um leão de cama , o que corrobora a sua intrinseca dislexia, indissociavél tanto na sua obra como na sua vida privada. Deixou na sua cidade adoptiva ( e tambem nas cidades vizinhas ; Braga foi muitas vezes ponto de paragem para este douto vagabundo que sobre ela dizia :" não encontro melhor betão nos arredores para dar a minha mijinha contra a parede." ) um espólio de fina erudição que infelizmente apenas pode ser recuperado pelos testemunhos vivos da sua presença. È por isso mesmo que sobre ele escrevo hoje, para que se possa atraves da palavra e da memoria ressuscitar esse espirito livre que foi Martinho Marto , e aqui peço a todos os que privaram com ele que façam o mesmo, para que o testemunho sobreviva a roda livre das gerações. Nos seus últimos dias de vida Martinho foi acompanhado por Otelo de Guimarães, representante da mais fina aristocarcia europeia, "creme-de-le-creme" dos restritos circulos de erudição , amigo e profundo admirador de Martinho Marto que em sentida comoção relatou as suas ultimas palavras antes de partir para a sua procurada liberdade. Alguns historiadores contestam a veracidade da sua versão alegando que Martinho terá morrido aquando do público anúncio do despedimento do seu pupilo e continuador Jaime Pacheco das funções de Treinador do Vitória.
Uma coisa é certa , Martinho deve e tem que ser lembrado nos dias que correm e a sua filosofia não poderá ficar pendente apenas dos esquemas tecnico-tacticos de Jaime Pacheco.

quarta-feira, dezembro 21, 2005

Praga

Irritado , mesmo irritado , é como me sinto enquanto desabafo neste lento martelar no teclado toda a minha frustração depois de assistir impotente a mais um massacre da má fortuna. Se me perguntasse a mim mesmo há 10 anos atrás se algum dia iria sofrer as agruras de um Sporting de Braga como se fossem minhas prórias, no mínimo rebolaria a rir , hoje despedaço-me bocado atrás de bocado enquanto vejo aqueles 11 renegados da sorte embaterem prodigamente jornada a jornada na indiferença do azar. E só uma vontade, um querer, um acreditar tão verdadeiro me fazem esquecer um passado negro de negociatas, prepotencias e abusos que assolaram este Sporting de Braga durante a ultima decada. È por isso que hoje sou o que sempre quis ser, sem que me dessem uma hipótese. Um Bracarense , de alma e coração, 100 % unido nesse projecto de devolução á cidade de uma vontade unânime, de um crer comum, desinteressado, unicamente votado a gratificar 11 malotas que lutam , batalham e acima de tudo personificam o que há de bom num mundo obscuro como o do futebol. Dar espéctaculo , é para isso que lá estão os adeptos, para vibrar com eles , sem contudo perderem nunca o objectivo da vitória. Se por hipótese pudessemos associar algum dia o romantismo ao futebol , ele seria encarnado no Sporting Braga dos dias de hoje. E hoje o canto , num dia de derrota. De mais uma derrota. De mais uma vitória do azar sobre uma equipa que se resigna a dobrar. O Braga para mim já é o campeão. Só é pena que ao contrário de outros o tenha que demonstar por goleadas sob pena de perder pontos por ... bom continuo a acreditar que é tudo uma questão de má sorte.

Viva o Braga que bem o merece.

terça-feira, dezembro 20, 2005

2006

Avanço desde já com as minhas previsões para o ano de 2006 :

Depois de uma série de entristecedores anos , o próximo ano promete ser em todas as áreas no minímo completamente inovador, pleno de surpresas e de novidades.

No desporto : José Mourinho e o seu Chelsea irão vencer : Liga dos campeões , Premier league ; Taça de Inglaterra ; F.A. Cup ; Campeonato mundial de clubes ; Supertaça Europeia ( Apesar de não entrar sequer no relvado ) etc .
FCP - 5 treinadores ate ao fim do campeonato.
Braga - A melhor equipa , mas constantemente roubado.
Sporting - Perde o campeonato na ultima jornada com um autogolo de Ricardo.
Benfica - Para alegria de milhões de Portugueses por esse País fora, volta a ser campeão ; Veiga convidado para o Governo; Vieira pondera Presidencia da republica nas proximas eleições , transpondo a estratégia do kit-sócio para a do kit-tuga. A APAF muda finalmente as instalações para a Luz.

Politica :

Bush invade Irão com o proposito de encontrar as armas de destruição maciça que estavam na posse dos Iraquianos.
Saddam é condenado á morte nos EUA , depois de ter sido já condenado á pena capital no Iraque e na Arábia Saudita. A ONU ainda delibera sobre a sustentabilidade legal do processo. Portugal cabndidata-se a ser o País organizador da execução de Saddam. Controem-se 15 Camaras de Morte para receber o cerimonial. O projecto de Sotto Moura vence e recebe um prémio da Ordem dos Arquitectos mas chega-se á conclusão de que todavia não é funcional pelo que a execução é levada a cabo na Casa da Musica como forma de a poder rentabilizar.
Cavaco é eleito. Cavaco dissolve a Assembleia. Socrates volta a vencer as eleições sob a égide do " Choque Tecnológico - Parte II ". OTA e TGV são os grandes baluartes do seu projecto para Portugal.

Artes :

Saramago afirma que não volta mais a Portugal e começa a escrever em espanhol. È considerado um inovador pelo seu desprezo pela complicada pontuação da lingua Hispânica e volta a ser hipotese para o Nobel.
Abrunhosa edita um album só com musicas acerca dos seus óculos.
Manuel de Oliveira apresenta o seu ultimo filme : " O sono " ; 14 horas passadas no seu quarto enquanto ressona e conversa com as cortinas. É candidato á palma de ouro no festival de cinema de Cannes.

Social :

Lilly caneças conhece Paris Hilton numa festa para a qual não foi convidada e diz-lhe que se parece muito com ela quando era mais nova.

Paris Hilton suicida-se durante uma festa em sua honra em circunstâncias muito duvidosas.

terça-feira, dezembro 13, 2005

On

O período de inactividade e reflexão terminou.
A vida continua...E este blog tambem.
Digo eu.

quinta-feira, dezembro 01, 2005

Inactivo