Por um cartoon entende-se um esboço a traço ou um desenho com o intuito de realçar os potenciais exageros fisicos ou ideologicos do retratado. Caricato ou neste caso caricata é a situação que actualmente se vive por evidentes e óbvias associações ... Nada mais exemplificativo ou caricato que uma caricatura levar ao ... exagero. Exagero esse inexplicavelmente coberto pelos respectivos lideres dos movimentos em causa o que os torna inevitavelmente nas verdadeiras caricaturas vivas da presente situação.
Não tenho nada contra o Islão , filosofia em que me revejo nos seus ideais de respeito , igualdade e amor pelo próximo , tenho sim contra qualquer tipo de fundamentalismo seja ele de que ordem for e em qualquer ponto do mundo.
Imaginemos que um dia nos idos tempos do profeta Maomé um dos seus companheiros e em nome de uma liberdade de expressão ou de um outro ideal o havia retratado em vida para depois em contrição o esconder dos olhares dos humanos.
Sabemos que o genoma humano devido á sua multiplicidade nos permite a unicidade , a qualidade de todavia sermos unicos (mesmo nos casos de gemeos identicos ) o que não impede porem que possamos ser muito parecidos ou mesmo quase identicos.
Imagine-se agora que esse mesmo retrato era descoberto hoje, numa qualquer rua de Teerão ... Que arma não seria , para um qualquer inocente que por um mero capricho genetico viesse a nascer tal e qual o retratado ?
Por isso concordo ( ou volto a concordar ) com o Islão. Não devemos retratar Maomé. "Se Maomé não vai a montanha , a montanha vem a Maomé. " é comum ouvir-se esta expressão , que representa bem o perigo de alguem se poder fazer passar pelo centro de toda uma doutrina.
"Se Maomé não vai na avalanche , a avalanche vem ter com Maomé." seria mais próprio para a ocasião.
Nao acredito que Maomé fosse em nenhum caso na avalanche , mas a avalanche... essa desespera por um Maomé.