segunda-feira, janeiro 29, 2007

Obrigado Tovarich Gina ...

... Por um ano da tua vida .

A porta está sempre aberta, para quando quiseres retornar.

domingo, janeiro 28, 2007

O fim de uma caminhada...

Caríssimos,

Desiludi-me completamente com este mundo e com as pessoas com quem nos vamos cruzando...
Já passei a idade da inocência e o ser ingénua já não me fica bem...
Cansam-me as máscaras, as mentiras, as falsidades, os jogos duplos...

É claro que também há muita gente boa e que gostei de ler...
Eu, porém, fico mesmo por aqui...

Obrigada pelo convite e pela experiência sócio. És uma dessas poucas pessoas boas.

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Mais um post de foro pessoal (qualquer dia isto parece o meu diário lamechas)...


"é sempre bom saber o nosso lugar"
(por A.D.L., mais conhecida por tovarisch)

*foto daqui

quinta-feira, janeiro 25, 2007

Salvem as cabalas ... coitadinhas das cabalas

Foi a última espécie a entrar em vias de extinção. Primeiro foram as violentas investidas no processo casa pia que levaram ao desbaste quase completo da especie. Viram-se cabalas em todo o lado para depois as abaterem friamente no escuro da noite. Depois veio o caso "apito dourado" e aí foi um nunca mais acabar de cabalas. Tantas que inundavam toda e qualquer tela mágica. Tambem estas desaparceram subitamente. Uma carnificina cabalistica. Agora é o caso Bragaparques ... Com mais cabalas ... avaliações que desaparecem misteriosamente ... declarações e reuniões misteriosas ... etc ... mais um bando de cabalas condenadas á morte. É caso para dizer na voz do Rei Roberto carlos ... " E as cabalas ... coitadinhas das cabalas".

Bad Day



Um daqueles dias...

... chuva...
... despertador que toca de madrugada...
... quinta-feira ...
... conta a 0's ...
... multibanco que não dá dinheiro para pagar o depósito que se acabou de atestar...
... dia 25 de Janeiro ...
... dores ...
... etc's (no worth mentioning...)


Actualização:
...(esqueci-me de mencionar) atraso de 15 minutos de manhã, 15 minutos esses que demorei a percorrer 1 km!!!!! (e isto não é Lisboa nem tem compraração possível para que tal acontecesse!)...
...acabei (agora mesmo) de ficar de fora de mais uma escola porque fiz as escolhas erradas...
(até ao final deste longo dia adivinham-se muito mais queixas para fazer...)

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Roger Federer

Deve ser chato ser Roger Federer hoje em dia. Sem desafios. Sem nada a provar. Sem gozo. Apenas o alegre desfrutar de uma mais que certa aposentadoria com uns anos de avanço.
Não há mais dúvidas e poucas haviam até hoje, que depois da eliminação de Nadal o titulo do Australian Open já está mais que entregue. Robredo por momentos ainda fez o suiço estremecer, mas foi sol de pouca dura, estranha expressão para um evento num país como a Austrália. O Helvético bem pode orgulhar-se da sua histórica neutralidade porque hoje e nos courts por esse mundo afora encarna na perfeição a indiferença da sua pátria. Andy Roddick parece ser o senhor que se segue. Eficaz em terrenos rápidos o americano poderá ver aqui a oportunidade para fazer história ante um "number one" sem rival que poderá ser surpreso perante uma réplica que até agora se escusava de aparecer. Federer joga sem nada a perder. O que poderá ser uma grande vantagem para o americano.
Deve ser muito chato ser Roger Federer hoje em dia.

Scor(e)sese

O ano de Scorsese ... Todos ( eu incluído ) torcemos para que este seja de facto o ano de Martin Scorsese. Será dificil acreditar para quem começar agora a seguir a sua carreira que este intenso realizador que nunca ganhou apetecida estatueta dourada. Filmes como "Taxi Driver" ou "Touro enraivecido" não podem deixar ninguem indiferente. No entanto scorsese, como tantos outros realizadores, sofre da necessidade convulsa da vida. Sofre de identidade colectiva. funde-se nos seus filmes e com o seu quotidiano, profanado aqui e ali pela hiperbolização dos seus personagens. E Hollywood despreza isso. Hollywood é a terra dos sonhos. Dos palhaços felizes de chaplin. Dos "happy endings". Das lições de moral. Das tiradas clássicas da trigi-comédia. Enfim dos palhaços de chaplin. Dos sonhos. Hollywood não muda, adapta-se á sua audiência e como um bom ilusionista acena-nos uma mão para fazer o pequeno truque com a outra.
Scorsese concorre para melhor filme e melhor realização. Mas Scorsese concorre como aliás sempre concorreu , contra si mesmo. Contra Hollywood. Com uma realização sóbria no entanto intensa e fluida, discorre numa trama ao seu verdadeiro estilo a cadência de um maestro , sem necessidade de ilusões ou de qualquer outro tipo de truques. Magistral de facto. No entanto Babel é mesmo Babel. Uma empresa fantastica unida pelo genio de um homem Alejandro Gonzalez Inarritu que garante a coerência a uma diversidade cada vez mais eminente e próxima do dia a dia. Não querendo ser ave de mau agoiro , espero só que a Babel se reserve o mesmo fim biblico que o destino lhe impôs e que ruia ... de modo a que o Martin finally Scores(ese).

terça-feira, janeiro 23, 2007

Desculpem lá...

... mas esta senhora é fantástica! É dela aquela música "I just want to make love to you" que eu não encontro no youtube (versão original).

And the oscar may go to ...

Saíu hoje a lista de nomeados para os oscares 2007. Sem grandes surpresas de resto, como já os globos faziam anteprever. Assim e confessando desde já a "mea culpa" por não ter assistido (ainda ... espero) a uma parte dos filmes candidatos faço desde já aqui as minhas apostas com a devida ressalva de poder mudar de ideias entretanto.

Supporting Actress: Adriana Barraza, "Babel"; Cate Blanchett, "Notes on a Scandal"; Abigail Breslin, "Little Miss Sunshine"; Jennifer Hudson, "Dreamgirls"; Rinko Kikuchi, "Babel."

(retirado de http://oscars.movies.yahoo.com/news/associatedpress/20070123/1020.html)

And the oscar may go to : Adriana Barraza

O facto de estarem duas nomeadas para o filme Babel aumenta significativamente a vitoria de ambas ... eu aposto na Adriana.

Supporting Actor: Alan Arkin, "Little Miss Sunshine"; Jackie Earle Haley, "Little Children"; Djimon Hounsou, "Blood Diamond"; Eddie Murphy, "Dreamgirls"; Mark Wahlberg, "The Departed."

( http://oscars.movies.yahoo.com/news/associatedpress/20070123/1020.html)

And the oscar may go to : Eddie Murphy

O retorno de um dos filhos pródigos , e Hollywood não vai com certeza perder a chance de o receber de braços abertos , isto , apesar de outras grandes interpretações.

Actress: Penelope Cruz, "Volver"; Judi Dench, "Notes on a Scandal"; Helen Mirren, "The Queen"; Meryl Streep, "The Devil Wears Prada"; Kate Winslet, "Little Children.

(http://oscars.movies.yahoo.com/news/associatedpress/20070123/1020.html)

Aqui a escolha é dificil ... muito dificil ... Meryl Streep já venceu o Globo , já venceu o oscar tambem por mais que uma vez , daí que este ano e face a uma concorrência tão forte não me convença. Penelope faz um papelaço mas não fala ingles ( no filme claro ! ) ... Judi densh e Kate winslet já foram tambem e não há muito tempo galardoadas pelo que ...

And the oscar may go to : Helen Mirren

Que faz uma brilhante representação de Sua Majestade com todas a s dificuldades inerentes a alguem que ainda vive para nos poder criticar.


Actor: Leonardo DiCaprio, "Blood Diamond"; Ryan Gosling, "Half Nelson"; Peter O'Toole, "Venus"; Will Smith, "The Pursuit of Happyness"; Forest Whitaker, "The Last King of Scotland

http://oscars.movies.yahoo.com/news/associatedpress/20070123/1020.html

And the oscar may go to : Leo DiCaprio

Que confesso não o vi neste filme. Mas depois da interpretação que fez em "The departed" acabar por ser nomeado por "Blood Diamond" , então entrego-lhe já o Oscar com todo o respeito pelos demais candidatos.

Directing: Alejandro Gonzalez Inarritu, "Babel"; Martin Scorsese, "The Departed"; Clint Eastwood, "Letters From Iwo Jima"; Stephen Frears, "The Queen"; Paul Greengrass, "United 93."

http://oscars.movies.yahoo.com/news/associatedpress/20070123/1020.html

And the Oscar may go to : Alejandro Gonzalez Inarritu

É de facto uma prodigiosa realização , ao seu estilo é certo , mas com todos os elementos necessários para a eleição do Oscar. Se nos globos venceu ( salvo erro ) com o melhor filme , aqui espero que vença a realização. No entanto qualquer um dos outros é um justo vencedor.

Best Picture: "Babel," "The Departed," "Letters From Iwo Jima," "Little Miss Sunshine," "The Queen."

http://oscars.movies.yahoo.com/news/associatedpress/20070123/1020.html

And the oscar may go to : Letters from Iwo Jima

O apelo patriotico poderá levar a melhor sobre todos os demais concorrentes. Isto e mais a maestria de Clint Eastwood no alimentar do sonho de uma America livre e libertadora. Babel poderá ser o maior obstaculo. The departed parece ser curto , na acepção do idealismo dos outros dois. The queen é obviamente longinquo demais e resta que a surpresa de "little miss sunshine" volte a surpreender. Assim Clint parece ser a aposta certa.

Da carta OU dos meus queixumes de sempre OU da frustração OU da indignação...


Em Junho enviei muitos CV's e candidatei-me a muitas escolas.
Hoje, vou ao correio, e surpreendo-me com a carta de um colégio de Lisboa, para o qual havia concorrido. Até aí nada de extraordinário. No entanto, sendo do colégio que é, olhei para o envelope, primeiro, com estranheza. Afinal, havia enviado candidatura em Junho 2006 em resposta a um anúncio de jornal solicitando professores para este ano lectivo (estamos em Janeiro 2007). À estranheza seguiu-se a desconfiança (depois de uma candidatura em Junho, estarem a responder-me em Janeiro era para alguma entrevista e isso era demasiado bom para acontecer aqui à "je"). Por último, com ansiedade...
Abro a carta...
...e leio:

"Acusamos a recepção da Sua carta que muito agradecemos.
Informamos que de momento temos o nosso quadro de Professores completo."

Raios partam esta gente! Mas em Janeiro é que me vêm dizer que receberam a minha carta??? E que têm o quadro completo?! É óbvio... se o anúncio foi feito em Junho, outra coisa eu não esperava! Mas estão a gozar comigo?!
Até podia ser atraso do carteiro... mas a carta vem com a data de 15.01.2007!

*Imagem daqui

A gorjeta do socrates

Esta nova medida do ministério das finanças faz lembrar os 15 % de gorjeta que é comum deixar quando queremos pagar ( leia-se doar ) um jantar a alguem de quem gostamos.

Basta! Já não há paciência para tanto !

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Ainda sobre o concurso ...

Não obstante a apresentação dos 10 "candidatos" o programa foi incidindo aqui e ali em algumas questões curiosas acerca da composição da lista dos 100 mais votados. Não querendo sequer roçar em Salazar, assunto sobre o qual concordo em ser todavia muito cedo para que se possam assomar com clareza as conclusões, passo a expôr dois factos que me pareceram interessantes: Um tem a ver com as inumeras personalidades, mais de setenta por cento segundo creio, que não viveram nem neste nem o no seculo precedente. O segundo pela falta de representatividade nesta lista do sexo feminino.
Ora a meu ver , e ao contrário do que se passou na Inglaterra e frança pelo que percebi, em que a maioria dos componentes da lista eram contemporaneos ou pelo menos viveram no seculo passado, Portugal viveu no século XX um dos seus piores séculos da sua história no que respeita á autonomia de decisões em todos os seus campos. Se politicamente a precaridade da jovem republica cedeu a uma primeira necessidade de ordem e disciplina que impôs a ditadura esta mais tarde tornou-se a grande responsável pela oposição á inovação e ao desenvolvimento nacional em todos os quadrantes salvando-se daí um par de figuras por disciplina em todo o País o que ditou o empobrecimento cultural da Nação e dos seus filhos. Assim se explica a falta de figuras contemporaneas nesta lista portuguesa. Sendo que as que aparecem acabam sempre por ter alguma conotação politica , quando não são mesmo politicos por profissão. Reprimidos numa ditadura não surprrende que as grandes revoluções culturais do seculo surgissem apenas anos mais tarde por ca, filtradas o suficinte para não criar confusões. Daí que culturalmente as nossas referencias culturais deste seculo pareçam gotas no oceano quando comparadas com a magnitude de Nações como a França e a Inglaterra.
Quanto á falta de representatividade feminina esta é obviamente e por razões culturais até há bem pouco tempo universalmente instituidas um mal geral. Creio que haverá uma tendência a equilibrar os generos e mais do isso creio que este próximo século e porque será de facto o primeiro a ter uma participação activa em toda a linha da mulher será por isso excepcionalmente proficuo sendo de esperar que a lista dos 100 mais votados do próximo século seja maioritáriamente composta pelo antigamente conhecido por sexo fraco.
Espero mais que tudo é que Portugal tenha um futuro sejam homens ou mulheres a dirigi-lo só espero é qie se perpetue como ate ver se tem perpetuado.

O melhor Portugues de sempre nunca poderia ser outro que não a nossa melhor Pessoa... ou outro Pessoa qualquer.

Estive a ver ontem o programa que apresentava aos portugueses aqueles Portugueses, os grandes portanto, que irão "disputar" a tão badalada final do concurso "O melhor Portugues de sempre" promovido pela RTP1.
Já sabia de antemão os 10 finalistas pelo que a minha curiosidade se prendeu mais pelos novos argumentos que eventualmente se poderiam ouvir da voz dos convidados que compunham o sempre presente painel de comentadores.
Tenho, assim como tinha já, opinião formada sobre o "tal" que para mim personifica na integra o epiteto do Grande Portugues e entristece-me que após o programa não me suscitassem dúvidas ou razões maiores que me obrigassem a uma maior reflexão sobre o assunto.
Não creio que a culpa possa ser imputada ao programa em si nem aos seus intervenientes ou colaboradores, penso sim que esta está de tal modo enraizada em mim que outro não poderia nunca vir a ser opção. Quer dizer no fundo , no fundo , até podia. O que não quer inexoravelmente dizer que de outra Pessoa se tratasse.

Fernando Pessoa

É esta a minha escolha se é que lhe podemos chamar escolha. É mais uma fé, uma constatação, uma revelação da nossa identidade. E é aqui nesta unidade nacional onde todos nós Portugueses nos orgulhamos de sermos efectivamente Pessoas. Somos um Pessoa desmultiplicado em milhões de Pessoas , cada qual e á sua maneira unido a um mesmo Pessoa.
Não é esta porém a única razão embora me parece fútil o prosseguir desta argumentação depois de tomada a consciência sobre a nossa própria Pessoa.
Somos no entanto um País simples, ás vezes até pequeno, sempre comodista e ainda aí tambem Fernando o foi. Viciado no seu tempo e nas suas Pessoas , fugido de uma sabedoria que o persegue, Fernando foi tambem ele pequeno. Até que a fúria das suas palavras o rasgaram em mil e povoaram o seu, nosso , imaginário em fragmentárias Pessoas.
Um País que hoje modesto, dividiu o mundo em dois com o intuito de governar numa das suas metades e mostrar assim a grandeza do seu povo. Das suas gentes. das suas Pessoas. E tambem assim fernando o fez , modesto e modestamente redefiniu os conceitos de uma Literatura que se queria clássica para libertar com a sua grandeza a voz das suas Pessoas. Das suas gentes. A voz do seu povo.
E se Fernando um dia não foi Camões e se Camões não cantou por um dia Fernando, foi porque já em Camões viviam essas Pessoas que um dia Fernando libertou de cantos aprisionados em séculos e de séculos aprisionados no tempo.

Viva Fernando Pessoa . Viva Portugal

sábado, janeiro 20, 2007

Noite mal sucedida...

Não encontrei o que procurava, não fiz o que queria... mas estou exausta... lá terei mesmo de trabalhar a um sábado à noite, que era o que tentava evitar...
Hoje, só isto me aquece o coração a caminho do vale dos lençóis:

"Palavras sobre a guerra, de pessoas que estiveram numa guerra, são sempre interessantes!Palavras sobre a lua, de um poeta que nunca esteve na lua, têm toda a probabilidade de serem enfadonhas!"
Mark Twain ("Vida sobre o Mississipi")
[nota do autor que acompanha a foto, daqui]


O texto [que me aquece o coração], encontram-no aqui, não consigo copiar.

Pequenos Tesouros...


*foto daqui


Meia-noite e meia de uma sexta à noite, fechada em casa a trabalhar. Na minha demanda por um texto decente para a preparação de um teste que farei no domingo (eu não tenho fins de semana!), encontrei este tesouro, que complementa um outro poema fabuloso de Carol Ann Duffy, intitulado "War Photographer". Partilho convosco:




EXCLUSIVE PICTURES by Steve Turner

Give us good pictures
of the human torch
which show the skin
burnt like chicken,
bursting like grapes.

It will teach us
to avoid flames.

Give us good film
of the lady on the ledge
as she leaps open mouthed
and hits the streets
like a suicide.

It will teach us
to use stairways.

Give us sharp colour
coverage of the African
troubles.
Show us
interesting wounds,
craters in fat and flesh.

It will teach us
not to point guns.

Give us five page spreads
of the airliner that fell
like a pigeon to the ground.
And make sure you get there
before the victims are pulled out.

It will teach
engines to function.

Don't give us
any of that shaky
hand-held stuff
where the trapped children
are smoke-like shapes
and their screams barely audible
beneath the wailing sirens.
Get in there with your lenses
and your appetite for danger
and your hard newshead
and give us what we're after.
Make us informed.
Make us feel we're really there.
Provide us with education.
Broaden our backgrounds.
We live in a democracy and we need to know.



P.S.: 1 da manhã e não encontro a porra de um texto!!!

sexta-feira, janeiro 19, 2007

Porque há um monstro em mim ...

Your Monster Profile
Wild Gaze

You Feast On: Lasanga

You Lurk Around In: Candy Factories

You Especially Like to Torment: Republicans

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Everyone else's reality?

(sim... eu sei que disse que não postava mais...
P.S.: Aquela formação dá trabalho... mas não é que ajuda mesmo!!!)

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Continuo assim...





saudades de ser criança e de receber colo...

domingo, janeiro 14, 2007

Time Out

Mãe Internada, Recuperação, Trabalho de Casa, Aulas, Formação, Vida Pessoal, Explicações...



... vou entrar num time out...

...volto a "postar" ASAP...

*foto de mykster, "Pause" (tirada daqui)

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Cada vez fico mais feliz com a chegada da 6.ª à noite!


Bom fim-de-semana!!!!


P.S.: Fechei para as formações e respectivos foruns e chats! Volto domingo.

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Mais música...

O vídeo é para os senhores verem a menina, a música foi escolhida por mim devido ao grande toque de guitarra do Carlos Santana e por causa deste trecho:


"... you said you'd love me until you die
and as far as I know you're still alive
(...)
I'm starting to believe it should be ilegal
to deceive
a woman's heart"


Hope you enjoy...

Para agradar a toda a gente...

Para a menina... aqui

Para os meninos ... aqui

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Casamentos Perfeitos...

Na música:

Damien Rice & Lisa Hannigan


Na Blogosfera:

Husband & Wife


Já agora, gostava de dedicar esta ao casalinho último (lamento o vídeo não ter grande qualidade, mas o audio é razoável)

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Apaixonei-me...

... pela música deste senhor.


http://www.youtube.com/watch?v=8ThuXEDvCZk

sábado, janeiro 06, 2007

Irmãos...

Sei que estou a abusar com os "posts" mas tinha de partilhar a mensagem que acabei de receber (1:30) do meu irmão:

"Não te preocupes.. Vou fugir para bangladesh.. Era so para dizer k podes gastar a gasolina a vontade k ha mais na bomba.. Obrigado e volte sempre.."


Não sei o que me intriga mais... se o facto de ele se lembrar de mim (ainda para mais a estas horas), se o facto de ele estar claramente embriagado e ter conseguido escrever bangladesh (proeza que eu não consigo)... Uma coisa é certa: um de nós foi adoptado de certeza ou trocado na maternidade!!!!!!!

sexta-feira, janeiro 05, 2007

Post com Dedicatória, a quem realmente interessa


A cada dia que passa me apercebo mais do que realmente interessa na nossa vida, do que é genuíno, sincero e absoluto: os grandes amigos. No fim, é só isso que interessa e que fica, quase imutável, nas nossas vidas. Tudo passa... excepto essas grandes pessoas que fazem sempre parte de nós, do nosso ser. Hoje, por muitas e variadas razões, preciso dizer-te a ti, meu amigo, o quanto te adoro e o quão bom é ter-te na minha vida. Tu és a prova da riqueza que é a amizade pois ter-te na minha vida vale mais que qualquer diamante bruto. Tu que estiveste sempre do meu lado nos momentos adversos e soubeste transformar lágrimas em sorrisos. Tu que apesar de não me veres há mais de sete meses não te esqueces de mim. Tu que estás sempre presente na minha vida e te fazes sentir... Obrigada por seres meu amigo. Obrigada por fazeres parte da minha vida. Obrigada! E deixa que te lembre que estás SEMPRE comigo.
Bom ano para ti, querido amigo... "TE AMO CABEÇÃO!" ;)



Tempestade(s)


É na tempestade que o homem conhece o mar e a sua força: a força da natureza e a força humana, a força física e a força emocional. É ao desafiá-lo e enfrentá-lo que descobre as suas capacidades e vontades, mais do que os medos descobre a coragem e a vontade de prosseguir ou regressar a porto de abrigo.


*Foto de António Silva, “Tempestade”



Abro os olhos e não te vejo. Ponho-me à escuta e não te oiço. Estendo a mão e não te toco. Abro as cortinas e o sol não brilha. Saio para a chuva mas as gotas não me molham. Lanço a cara ao vento mas este não me afaga. Estendo o pé ao mar que abraça a areia mas este recusa-se a beijar-me os pés... Não vejo! Não oiço! Não sinto senão esta dor que me rasga o peito e dilacera a alma, esta faca que me corta ao meio e expõe a nu metade de mim! E eis que então, ao fechar os olhos tudo vejo, eis que oiço a tua voz, nítida, suave, embalando-me, eis que sinto o toque da tua pele, a carícia do teu olhar que me invade e enche e completa e seduz e embriaga e sacia... Eis que te sinto aqui, tão presente, com o chegar da lua e do cheiro das rosas nocturnas...


*Imagem de Icy-Imaginary, "Cry for the Moon"

quinta-feira, janeiro 04, 2007



Onde é que está a porcaria do botão???

quarta-feira, janeiro 03, 2007

Post de início de ano...


Ora... venho só encher o espaço. Dar as boas-vindas a 2007. Um ano que começou, para mim, de forma surpreendente e confusa.
Fala-se em balanços [temos de funcionar como empresas?!] e em mudanças. Em mim não noto grandes diferenças... continuo ciumenta e desconfiada, insegura e descrente, mimada e mimosa [termo inventado pelo meu amigo FF; e não, não é o cantor dos Morangos, aliás até acho que ele não deve ter muito jeito para isso], sonhadora, romântica incurável, ousada, aventureira, impulsiva, lutadora e... pobre. Continuo a não acreditar que a sorte me poderá bafejar e a felicidade me poderá sorrir... E, mesmo assim, continuo a arriscar.
Disse que desta vez não fazia balanços... mas estes são inevitáveis e tenho de registar no livro de contas o crédito de alguns GRANDES amigos. Foram o meu euromilhões e cada vez tenho mais a certeza de que são os melhores do Mundo. E terminei o ano com... esperança de que poderei talvez ser feliz...
Desta vez não fiz projectos. Deixei de os ter. Viver um dia de cada vez, como estas pegadas na areia. Sei que o mar continuará a apagá-las... mas eu continuarei a caminhar.

Feliz 2007 e que comece (tenha começado) tão bem para vocês como para mim: amor, esperança e trabalho!!!

*Foto gentilmente cedida por um tal Picasso.

ADENDA: esqueçam lá a parte do amor e da esperança que isto já não está a correr bem...

Pelo menos há trabalho...